As 4 Âncoras do Cristão!

“E receosos de que fôssemos atirados contra lugares rochosos, lançaram da popa quatro âncoras e oravam para que rompesse o dia”. (Atos 27.29)

Este texto bíblico revela uma viagem de Paulo a Roma, quando enfrentaram uma tempestade e precisaram imediatamente ancorar o navio que estavam. Para não  bater nas rochas.

Antes de falar das 4 âncoras necessárias na vida do Cristão, quero te dar uma breve explicação sobre o que é Âncora.

âncora do cristãoÂncoraA palavra âncora vem do antigo grego ágkyra, e designa um instrumento náutico usado para manter uma embarcação fixa em determinado lugar num rio ou oceano. Trata-se de uma peça de ferro bastante pesada, que fica presa numa corrente ou corda, e que por seu peso, quando jogada no rio ou oceano impede que a embarcação se movimente.

Pois bem agora que você sabe o que é uma âncora, vamos estudar sobre 4 âncoras que não pode faltar na vida do Cristão, âncoras que te segurarão firme diante das tempestades da vida.

1* Âncora- Oração: A âncora funciona de forma oculta nas águas, se agarrando na rocha. Da mesma forma nós devemos estar em oração diante de Deus, que é a nossa Rocha Inabalável.

Diante de uma situação difícil, a oração vai nos direcionar ao centro da vontade de Deus, e encontraremos a resposta que precisamos.

A âncora da oração deve ser usada como primeiro recurso, e não o último, só assim poderemos enfrentar as tempestades certos que nossa embarcação não afundará.

2* Âncora- A Palavra de Deus: A âncora sempre precisa de algo para se apoiar e segurar o navio, caso contrário não terá firmeza. A palavra de deus é esta âncora que precisamos, que diante das tempestades da vida, teremos o apoio da palavra, a direção de Deus para agirmos diante a situação contrária.

O próprio Jesus , quando enfrentou o Diabo, Ele se apoiou na Palavra de Deus para vencer o Tentador (Mt 4.4). Essa âncora nos direcionará como uma bússola  nos mostrando o caminho que devemos seguir. A Palavra de Deus oferece segurança e firmeza ao Cristão.

3* Âncora- A Esperança: O navio precisa da âncora para segurá-lo na tempestade. Neste aspecto o símbolo mais apropriado é a Esperança. Geralmente a âncora se apoia a algo firme, que está além da nossa vista.

A Esperança é essa âncora, que mantém nosso coração firme, crendo que dias melhores virão, que o socorro de Deus vai chegar e acalmar a tempestade. Essa âncora nos permite ver o que muitas vezes parece impossível, se tornar possível, porque cremos em Deus.

4* Âncora- A Fé:  Segundo alguns que entendem o assunto, apenas 500 gramas de ferro de uma âncora sustenta 5.000 quilos de um navio em alto mar.

Pois sendo assim podemos dizer no sentido espiritual que a nossa Fé é essa âncora; pois a palavra de Deus diz que ainda que nossa fé seja do tamanho de um grão de mostarda, podemos transportar montes.

É com Fé que chegamos ao porto seguro, é com fé que vemos o agir de Deus em nossas vidas, é com fé que vemos as tempestades se acalmando com apenas o mover de Deus em nossas vidas.

Âncoras que precisamos para nos manter firmes, fortes, diante das tempestades da vida. Pois bem a Oração, a Esperança, a Palavra de Deus e a Fé são ás 4 Âncoras que o cristão precisa usar para vencer as tempestades desta vida.

São essas âncoras que nos sustentam, nos dão firmeza; pois são essas 4 âncoras que nos levam a apoiarmos em Deus cada vez mais.

Afinal sem Deus nada somos nesse mundo!

 

Gostou, Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *