Pular para o conteúdo

A Santidade depende da Graça e da Humildade!

A santidade depende da graça e da humildade. O caminho da santidade deve ser trilhado por todo crente em Cristo, abandonando o pecado e vivendo uma vida que glorifique a Deus inteiramente. O problema é que muita das vezes até buscamos a santidade, mas de maneira indevida e longe do verdadeiro significado de ser santo.

Gostaria de te convidar no artigo de hoje para juntos compreendermos que a verdadeira santidade que Deus exige de nós. Ela não se dá por meios humanos, mas é adquirida e se faz íntegra por meio da graça de Deus.

Santificados para Abençoar

A primeira ideia que tem que estar bem estabelecida é que a santidade é um meio para abençoarmos as outras pessoas. O intuito principal de nos santificarmos é sermos exemplos para o mundo, anunciando o poder de Deus através de nossas vidas.

Muitos crentes cometem o equívoco de buscar a santidade, exclusivamente, para fins próprios e a usa como barganha para pedir favores a Deus. Todavia, o objetivo da santidade não é esse, já que só podemos nos achegar perto de Deus mediante a graça que há em Cristo Jesus.

O caminho da santificação irá exigir de nós, além de renúncia e fé, duas virtudes que são cruciais para desenvolvermos a santidade que Deus realmente deseja de nós, das quais estaremos vendo agora.

Entendendo a Graça

A primeira virtude que é exigida no caminho da santificação é entender a graça de Deus e os meios pelos quais ela opera.

A graça, nada mais é, do que o favor que Deus nos concede mesmo sem merecermos. A bíblia nos relata que mesmo em nossa sujeira e pecado, antes mesmo de nos arrependermos Deus já nos amou e entregou seu filho à morte por nós.

Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. (Romanos 5:8)

Com base nesse texto conseguimos entender que o caminho da graça nos faz entender a nossa dependência de Deus e gera consciência do nosso pecado em nós. Buscar uma vida de santidade sem entender a graça leva a um legalismo barato que não é genuíno e verdadeiro.

Porque Deus nos amou e nos trouxe para perto pelos meios da graça, então nós nos santificamos e saímos para anunciar o evangelho ao mundo.

Vivendo a Humildade

Mesmo havendo entendido a importância da graça na santificação, a segunda virtude inegociável é a humildade, porque ela nos reprime e nos leva a vivermos exaltando O Único digno de honra e glória.

Muitos até entendem o caminho da graça, têm um encontro com Deus e começam a se santificar. Todavia, muitos partem ao mundo exibindo a santidade como uma conquista pessoal, algo pelo qual deveriam ser aplaudidos e elogiados. Nesse momento então que a humildade aparece, se fazendo necessária para todos aqueles que realmente desejam ser anunciadores do evangelho de Jesus.

A postura que Deus exige de nós não é de utilizarmos da nossa santidade para levantar o nosso ego, mas sim para mostrar o quanto Deus é poderoso em graça para nos transformar em seus filhos. Devemos seguir o que João Batista diz:

É necessário que Ele cresça e que eu diminua. (João 3:30)

Os discípulos em todo momento tentavam buscar as posições de destaque, mas Jesus fazia questão de os instruir que quem quisesse ser o maior deveria ser o menor. Jesus entregou a sua própria vida em nosso favor. Em nossa vida de santidade devemos possuir esse mesmo espírito de humildade em nossos corações.

Conclusão

Que Deus em Cristo te abençoe e permita que você viva uma vida de santidade da maneira que Ele deseja; não com soberba e altivez, mas compreendendo a graça de Deus e em humildade de Espírito.

Que Deus em Cristo ilumine os seus passos!

Compartilhe essa palavra com outras pessoas a abençoe as suas vidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *