Pular para o conteúdo

O Senhor é o Meu Juiz!

O nome Daniel, na bíblia, carrega um significado extremamente poderoso: O Senhor é o meu Juiz. E nós conseguimos observar na vida do profeta Daniel essa verdade se tornando realidade em sua vida, pois mesmo diante das acusações de seus inimigos o Senhor aparecia para lhe proteger.

No livro do profeta Daniel é relatado a história de como homens do alto escalão armaram um plano para tentar matar Daniel por inveja de seu espírito de excelência. Todavia, Deus interviu e mostrou que os homens não possuíam poder de tocar no seu protegido.

No artigo de hoje, vamos refletir sobre essa linda história do livramento que Deus deu a Daniel e tomar algumas lições práticas de como lidar com as traições e pressões que sofremos do mundo.

Daniel na Cova dos Leões

A história nos conta como Deus salvou Daniel de uma cova repleta de leões prontos para devora-lo. Nesse tempo, o Rei havia assinado um decreto para jogar dentro da cova todos aqueles que, em 30 dias, servissem a qualquer outro deus. Daniel então acaba por ser preso e jogado dentro dessa cova onde após uma noite consegue escapar com vida porque Deus fechou a boca dos leões.

Daniel não se submete aquela lei e não a teme. Ao invés disso, ele parte para o seu quarto orar porque a sua fidelidade com Deus não era negociável. O profeta em nenhum momento se mostra exaltado e tenta combater aquela lei com as próprias mãos, tudo porque sabia que Deus estava ao seu lado e era o seu juiz, de modo que o protegeria de qualquer acusação indevida que fosse feita a ele.

Observamos que o texto é bem claro em ressaltar que o fator motivador da lei era a inveja que os príncipes tinham de Daniel. Aqueles homens até tentaram incrimina-lo de alguma forma, mas o caráter irrepreensível dele impedia qualquer acusação indevida.

O que aqueles homens tentaram ao tramar aquele plano era levantar uma falsa acusação contra Daniel. Eles tentaram o condenar por algo que era fútil e tinha como origem um pensamento invejosos e egoísta da parte deles.

Por conta disso é que Deus intervém em prol de Daniel. Deus sabia que Daniel era justo para com Ele e para com sua profissão, o Senhor não permitiu que os leões o devorassem e o conservou em segurança durante toda aquela noite dentro da cova.

O Medo dos Homens

O centro da história é nos mostrar o quanto os homens são maus e capazes de fazer de tudo para matar um servo de Deus. Mesmo andando em graça e mantendo uma conduta ilibada, é esperado que surjam acusações dos homens a respeito da sua Igreja.

Diante das falsas acusações podemos nos exaltar e querer agir com vingança, retribuindo o mal dos homens com nossas próprias mãos. Entretanto, a bíblia nos ensina a perdoar os nossos acusadores. Somente a Deus pertence a vingança e o juízo, e a nossa função é apenas anunciar a graça de Deus suportando as perseguições.

Devemos seguir o exemplo de Daniel que mesmo diante do perigo iminente não se exaltou mas continuou confiando em Deus e sendo fiel a Ele. O profeta Daniel sabia claramente que o Senhor era o seu juiz e que se fosse fiel a Deus, Ele o livraria daquele mal.

Não tema a justiça dos homens que é contaminada pelo pecado, mas confia e tema a justiça de Deus que é soberana, santa e inabalável.

Que o nosso espírito de excelência jamais se deixe abalar pelas acusações do mundo, mas que Deus crie em nós um coração fiel a Ele, que o ama e o obedece acima de tudo e todos.

Que Deus em Cristo ilumine os seus passos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *