Descendo a casa do oleiro. De tempos em tempos a nação de Israel passava por um período de frieza espiritual, se afastando do culto verdadeiro ao Senhor e servindo a outros deuses.
Esse cenário na Bíblia é evidenciado, principalmente, pelos profetas em seus livros. Neles percebemos claramente a necessidade que o povo tinha de se converte e voltar a Deus.
Diante desses momentos e nos livros dos profetas encontramos inúmeras passagens em que Deus, mesmo com o povo pecando contra Ele, decide apresentar um caminho de graça e reconciliação com seus filhos.
Um dos mais conhecidos é a passagem de Jeremias, em que ele é convidado pelo Senhor a descer à casa do oleiro e ouvir a sua palavra lá. No artigo de hoje lhe convido para juntos refletirmos nesse texto tão atual e necessário ao nossos corações nos dias de hoje.
Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: "Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem". Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda. Mas o vaso de barro que ele estava formando se estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Então o Senhor dirigiu-me a palavra: "Ó comunidade de Israel, será que não posso eu agir com vocês como fez o oleiro? ", pergunta o Senhor. "Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel. (Jeremias 18:1-6)
A Corrupção e o Juízo sobre Israel
Como vimos previamente no texto, Deus convida Jeremias para ir ver o oleiro porque ali ele ouviria a mensagem da parte do Senhor. Logo em seguida, vemos o profeta descendo a casa do oleiro e lá ouve realmente a palavra que Deus tinha para a nação de Israel.
Apesar de nós conhecermos a história, precisamos entender qual o real objetivo de Jeremias descer à casa do oleiro e qual a mensagem que Deus tinha para Israel. O recado que Deus concede a Jeremias é um recado duro, uma verdadeira mensagem de juízo sobre o povo do Senhor.
Tendo em vista a alta corrupção do povo, Deus decidiu que Ele os punirá. Uma vez que eles estavam com os corações endurecidos e não se arrependiam de suas más práticas, o melhor caminho naquele momento seria corrigi-los de seus erros.
A graça que observamos porém, é que Deus não derrama juízo apenas para feri-los diretamente. Na verdade, fazia parte do processo que Deus tinha que ter com Israel a punição, tudo a fim de reconduzi-los ao que era correto.
A mensagem de Deus era simples: “Assim como um oleiro quebra o vaso e o refaz do zero, assim eu farei com Israel, quebrar-lhes-ei e então irei começar a obra novamente.”
Nos Submetendo ao Oleiro
Assim como ocorreu com o povo de Deus, assim também acontece conosco em nossos dias. Comumente enfrentamos momentos de frieza espiritual e começamos a nos desvirtuar de Deus. Tais momentos nos conduzem a um estado de corrupção e a cometer pecados profundos em nossos corações.
Todavia, Deus em sua misericórdia não permite que seus filhos pereçam e nos concede graça, mesmo diante do juízo.
É claro que Jesus já tomou sobre si toda ira do Pai para que alcançássemos liberdade nEle. Contudo, Deus ainda nos pune muitas das vezes com o objetivo de nos corrigir e nos fazer voltar aos seus caminhos novamente.
Quando estamos descendo a casa do oleiro, muita das vezes sentimos medo e cremos que o juízo do Senhor é para nos prejudicar somente. Mas como vimos hoje, Deus tem como objetivo nos edificar e nos reconduzir em seus passos. Deus não deseja nos matar, Ele deseja nos corrigir para que vivamos a verdadeira vida nEle.
Que você possa ter entendido que diante de momentos de corrupção, Deus, em sua soberania, pode sim nos corrigir e nos fazer enfrentar grandes desafios. Entretanto, o que deve nos consolar é crer, pela fé, que o Senhor não quer nosso mal, mas tudo que Ele faz é visando nos trazer para mais próximos dEle.
Que Deus em Cristo ilumine os seus passos!
Gostou desta mensagem? Deixe um comentário!
para mim foi uma benção esse conteúdo, nesse momento eu estou preparando uma apostila pra ser apresentada em um evento na minha congregação e ele vai me ajudar bastante pois a apostila vai abordar exatamente esse tema: descendo a casa do oleiro, Deus continue abençoando a autora desse artigo.