Pular para o conteúdo

Precisamos ter uma Vida de Intimidade com Deus

  • por

Precisamos ter uma vida de intimidade com Deus. Um dos reis mais conhecidos do período monárquico de Israel é o Rei Salomão, filho de Davi. Sendo conhecido principalmente por sua riqueza e sabedoria, que foram dadas por Deus durante seu período.

Além dele também temos Davi, seu pai, que foi um rei igualmente glorioso. Responsável por inúmeras conquistas militares e da vinda da Arca do Senhor para Jerusalém, sendo um homem verdadeiramente segundo o coração de Deus.

Ao olharmos o histórico de Davi e analisar o início do reinado de Salomão percebemos que muito da figura de Salomão foi moldada através de Davi seu pai. O problema se dá que havendo passado anos da morte de Davi, Salomão aos poucos foi se corrompendo e se desvirtuando aos outros deuses, tudo porque ele depositou sua confiança e dependência na herança do seu pai e em si mesmo, não no Senhor Deus.

O Legado de Davi

O legado que Davi deixou para as suas futuras gerações é inspirador, visto que em seu reinado o povo conseguiu ver um pouco do que é ter um Rei que ama ao Senhor. Sob o legado de Davi, Salomão possuía tudo necessário para perpetuar um reino de paz e prosperidade para sempre.

Mas apesar de ser um legado lindo e extenso, ele não foi suficiente para livrar Salomão de cair na tentação de seguir aos outros deuses. Diante dos conflitos internos, ele preferiu viver uma vida distante do Senhor, abandonando os seus preceitos e a sua lei.

Salomão que inicia o seu governo construindo um Templo para Deus, assim como Davi seu pai desejava no coração. Termina-o deixando a nação longe de Deus e com seus filhos distantes de Deus e preocupados com o poder somente.

A Decadência de Salomão

Salomão possui decadência em reino mesmo com o excelente legado de Davi. Isso nos mostra que independentemente de quem seja a nossa referência, é necessário ter um encontro real e pessoal com Deus, e permanecer em intimidade.

Salomão no início do reino vivia em intimidade com o Senhor, vários textos nos relatam isso. Contudo, ele não obteve constância no seu relacionamento com o Senhor, o que fez com que ele desanimasse na fé, e sem Davi, seu pai, ao lado, ele recorreu a outros deuses e teve um final trágico.

A Nossa Principal Referência é Jesus

Diferente de Salomão devemos possuir como nossa principal referência e dependência o Senhor Jesus. O problema foi que ele depositou sua confiança em suas riquezas, no legado de seu pai e não teve um coração constantemente voltado ao Senhor.

Precisamos mudar a nossa mentalidade e colocarmos nossa confiança e dependência espiritual em Deus, pois se nos prendermos ao legado dos outros e não tivermos nosso relacionamento pessoal com Deus, estaremos fadados igualmente ao fracasso.

Que possamos seguir o conselho de Jesus Cristo de entrarmos no nosso quarto, fecharmos a porta e o buscarmos em secreto (Mateus 6:6). Pois o que fez com que Davi fosse bem-sucedido não foi a força do seu braço, mas uma vida de intimidade com Deus.

Se queremos ser iguais a Davi, que deixa um legado bom de justiça e de amor, e diferentes de Salomão que deixa o reino com instabilidade religiosa e fragilizado. Precisamos buscar ter uma vida de intimidade com o Senhor e Ele estará conosco em todos os momentos.

Que Deus em Cristo nos guie a uma vida de intimidade com Ele!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *