Pular para o conteúdo

Jonas o Profeta Fujão!

Quem não conhece a história de Jonas o profeta fujão? que foi chamado por Deus para advertir a cidade de Nínive concernente ao juízo divino que estava prestes a se abater sobre ela em conseqüências de seus pecados.

“E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até  mim.

E Jonas se levantou para fugir de diante da face do Senhor para Társis; e, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, à sua passagem e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, de diante da face do Senhor.” (Jonas 1.1-2)

 

Jonas no ventre da baleia

Nínive era a capital da Assíria, uma nação perversa, cruel e imoral; e era para esta nação que Deus chamou Jonas para levar a palavra de Deus.

Mas ao invés de Jonas atender ao chamado de Deus, ele resolve fugir da presença de Deus, o que sabemos que é impossível; pois Deus é Onisciente, Onipresente e Onipotente.

O profeta Jonas vai em direção contrária ao que Deus havia ordenado que ele fosse, segue um rumo diferente ao chamado de Deus, mas Deus não está disposto a deixar o profeta fugir, envia uma grande tempestade sobre o mar Mediterrâneo a fim de persuadir a Jonas á obedecer à chamada divina.

Jonas agora é tragado para o ventre de uma baleia e é ali dentro que clama por ajuda, que se arrepende de não ter obedecido. E Deus atende ao clamor de Jonas dando a ele uma nova oportunidade de obedecer ao chamado que Deus havia ordenado.

Podemos entender através desta palavra que Jonas, o profeta fujão, teve conseqüências ao desobedecer á ordem de Deus, pagou o preço por tal desobediência.

Não seja um Profeta Fujão

E infelizmente nos dias de hoje vemos muitos Profetas Fujão, que foram chamados para fazer a obra de Deus, seguir o Ide de Jesus e em vez de irem na direção que Deus ordena, vão na direção oposta.

Eu tenho algo no meu coração desde quando conheci a Cristo, prefiro pagar preço obedecendo a chamada de Deus, do que pagar desobedecendo.

Somos profetas dessa geração muitas almas aguardam ansiosas uma palavra divina, e quem Deus vai usar para isso acontecer? Eu e você escolhidos para a boa obra. O maior erro de Jonas foi a desobediência e esse tem sido o erro de muitos profetas nos dias de hoje.

O que Deus quer é a obediência ao seu chamado, quem nunca ouviu aquela frase: Deus não escolhe capacitados, mas capacita os escolhidosÉ exatamente assim que Deus faz, investe em nós, nos chama para fazermos a sua obra, e espera de nós a obediência a esse chamado.

Vamos escolher sempre o caminho da obediência, o Eis me aqui, envia me a mim Senhor; somos a geração Eleita, Deus nos escolheu e isso já é o suficiente para aceitarmos o seu chamado.

Se até aqui você foi como Jonas o Profeta Fujão, ainda dá tempo de deixar de ser, passar a realizar a obra que Deus confiou em suas mãos, não fuja do teu chamado, Deus conta contigo, e isso é privilégio para poucos.

Você foi escolhido, não se esconda da presença de Deus, não busque suas próprias decisões, mas faça o que Deus tem te ordenado.

Afinal quando Deus envia o profeta, Ele se responsabiliza!!!

1 comentário em “Jonas o Profeta Fujão!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *