Pular para o conteúdo

O Milagre da Vida Comum

  • por

O Milagre da Vida Comum. Em Hebreus 13: 2 o autor nos conta que muitos sem perceber acolheram anjos. Com nossa mente espiritualista, tendemos a considerar isso quase impossível, visto que já associamos a figura de um Anjo com um ser glorioso e divino; que jamais apareceria no dia-a-dia de alguém.

Ao lermos melhor o contexto desse capítulo, vemos que no versículo anterior o autor pede para que os irmãos na qual ele escreve sejam incessantes no amor fraternal.

Sendo assim, entende-se desse texto que o termo “Anjo”, propriamente dito, estaria referenciando a pessoas pobres, que precisam de ajuda etc.

Tais pessoas que estariam apontando para o amor de Deus, essas que estariam sendo colocadas pelo próprio eterno na vida dos cristãos; afim deles pregarem o amor de Cristo a elas.

Diferente do que imaginávamos, o texto fala de algo sobrenatural. Contudo, é um sobrenatural que acontece na vida comum, mostrando que Deus, apesar de agir no sobrenatural, ainda age no natural em nossas vidas. E é sobre seu agir na vida comum que estaremos refletindo no artigo de hoje.

A Exaltação do Sobrenatural

Entenda que de forma alguma eu quero tirar de Deus seu poder de agir de maneira inexplicável e sobrenatural em nossas vidas. Entretanto, temos um problema quando nos esquecemos que Deus também está presente no comum; nos esquecemos que Deus pode se revelar a nós no dia-a-dia, no cotidiano.

Quando exaltamos o sobrenatural corremos o risco de afrontar a própria soberania de Deus, que está presente em tudo. Muita das vezes Deus revela sua soberania a nós, justamente, nas pequenas coisas. Toda esse afã de querer o grande, pode nos cegar para ver Deus agindo nos pormenores.

Viver uma vida que não vê Deus nas pequenas coisas pode até mesmo nos decepcionar com o cristianismo, visto que começamos a idealizar um Deus muitas das vezes nem existe, até porque; o Deus cristão não pode se moldar a nossos pequenos padrões.

O Deus do Cotidiano

Sobretudo temos que entender que o Deus cristão gosta de rotinas e nos segue no cotidiano. O evangelho se expandiu muito graças a um Deus que ia capacitando seus filhos a pregoarem o evangelho aos poucos, na simplicidade.

Muita das vezes nos vemos tentando colocar adornos em Deus, esses que ele rejeita, já que sua glória já resplandece sobre toda a criação. Estamos tão presos nas práticas humanas e nas questões secundárias que não conseguimos mais ver Deus no trivial.

Deus quer se relacionar conosco não somente no culto do domingo, mas ele deseja passar todos os dias conosco, nos acompanhando onde quer que estejamos.

Devemos viver uma vida sensível ao comum, que está em constante oração e entende que todo mundo é sagrado, tomar o café da manhã, assistir um bom filme, conversar com os amigos, todos esses momentos tem valor e são feitos para glória de Deus, atentemo-nos a eles portanto.

Aplicação Prática

O convite de Cristo não é para viver uma vida dupla, que divide o secular do sagrado, mas sim; para vivermos uma vida inteiramente santa, que entende que tudo pertence a Deus.

Que Deus em sua soberana pureza nos conduza a viver uma vida com ele dia após dia, que continuemos a viver nossas vidas, mas com o toque especial de estarmos acompanhados por Deus, trabalhando não apenas para nosso próprio bem, mas para servir o outro e glorificar a Cristo!

Viver já é um milagre por si só.

Que o Senhor Jesus ilumine os nossos passos e nos torne sensíveis ao comum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *