Pular para o conteúdo

O Cristão e a Maturidade

Hoje quero falar com você sobre o cristão e a maturidade e para entender sobre o assunto; vou citar uma passagem bem conhecida da vida de Jesus que está em Marcos 10: 13-16.

Onde de forma bem breve nos é relatado o encontro de Jesus com diversas crianças que eram entregues a ele pelos seus pais; a fim de que as abençoasse.

Nesse mesmo texto ainda temos os próprios discípulos de Jesus repreendendo aquelas crianças que estavam tentando alcançar o Mestre; esses que ouvem de Jesus a sua tão famosa frase: “Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.

Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele”. Essa resposta de Jesus muita das vezes pode soar confusa a nós leitores.

Por conta disso o meu objetivo no artigo de hoje; é de tentar lhe apresentar qual o conceito cristão de maturidade estabelecido não apenas por Jesus, mas também por Paulo posteriormente.

O Problema da Imaturidade

"Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo.
Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições,
porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?
Pois quando alguém diz: "Eu sou de Paulo", e outro: "Eu sou de Apolo", não estão sendo mundanos?" (1 Coríntios 3:1-4)

Em contraste com o texto de Marcos 10, o Apóstolo Paulo na primeira aos coríntios no capítulo 3 está a admoestar a Igreja de coríntio; usando como figura comparativa a de uma criança. Tendo isso em mente, somos precoces em afirmarmos haver contradição na ideia que Jesus desenvolve e a ideia que Paulo desenvolve.

No entanto, ambos os textos não se contradizem! Pelo contrário, eles se complementam, a fim de mostrar a beleza e profundidade do amadurecimento na vida cristã.

Muito mais do que uma filosofia básica de se tornar melhor sempre, no cristianismo; o senso de amadurecimento se desenvolve de forma mais profunda e entender isso é o crucial para conduzirmos nossas vidas em Cristo.

Estando já bem esclarecido, eu gostaria de apresentar primeiro o problema que há na imaturidade; antes de apresentar o motivo pelo qual devemos continuar a viver como crianças.

Entendendo o contexto na qual Paulo escrevia, vemos que ele estava tratando de um problema que surgiu na Igreja; visto que as pessoas começaram a se dividir e estavam caindo no fanatismo de duas figuras importantes na época, Paulo de Tarso e Apolo.

A fim de confrontar tal crise, Paulo já inicia seu argumento apontando a incompatibilidade com o cristianismo que surgia naquela briga.

Paulo tinha como intenção mostrar que a atitude que tais irmãos estavam tendo era completamente infantis e que seria necessário que eles amadurecessem verdadeiramente; para então serem plenos.

Paulo os instiga a crescerem, a abandonarem o leite e irem para algo mais sólido, que envolva mais profundidade em si. O objetivo de Paulo com esse texto é de instigar os coríntios a crescerem na fé; buscarem mais a Deus e a se atentarem no que é mais importante que é Cristo.

O Problema do Crescimento

Alguns traziam crianças a Jesus para que ele tocasse nelas, mas os discípulos os repreendiam.
Quando Jesus viu isso, ficou indignado e lhes disse: "Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.

Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele".
Em seguida, tomou as crianças nos braços, impôs-lhes as mãos e as abençoou. (Marcos 10:13-16)

Essa passagem de Jesus complementa a ideia desenvolvida por Paulo ao mostrar que o problema não se encontra somente na imaturidade; pois ele pode ser manifesto quando há um crescimento exacerbado que começa a negligenciar o saber, o conhecer e o aprender.

Creio ser de conhecimento geral a forma com a qual as crianças vivem, é uma vida de constante descoberta; na qual ela de forma curiosa e animada está sempre disposta a aprender e conhecer o novo.

Quando Jesus afirma que o Reino de Deus pertence a aqueles que são como crianças; ele está mostrando que o cristianismo é um crescimento constante; no qual é praticado de forma ativa, visto que todo dia temos uma descoberta nova e crescemos com Deus.

Dentro do contexto elitizado em que Jesus Cristo vivia, ele mostrar que o conhecimento é constante era um choque cultural.

Jesus estava mostrando as elites que se elas quisessem entrar no Reino de Deus elas deveriam estar dispostas a aprender; dispostas a reconhecer seu caráter inferior e se prostrar aos pés de Jesus, o Bom Mestre.

Elas deveriam viver assim como uma criança, que entende sua falta de força e se entrega ao Pai de todo o coração e alma; na crença de que ele é bom.

Aplicação Prática

Infelizmente nos dias de hoje vemos o quanto ambos os extremos são presentes na nossa sociedade. De um lado temos pessoas completamente imaturas que não estão dispostas a crescer e aprender; pessoas que não querem uma vida profunda com Deus e que apenas se satisfazem na superficialidade da fé.

Em contraste, temos o outro extremo que leva a um estado de arrogância deveras elevado; no qual toda a parte do amadurecimento e do reconhecimento de pequenez que ocorre na vida cristã é perdida.

Como bons cristãos precisamos entender que Cristo é muito maior e está fora da nossa compreensão humana, Deus não se limita a nossa capacidade intelectual. Contudo, ele ainda se mostra presente e disposto a nos abençoar e estar conosco.

Portanto, devemos prosseguir firmes em Cristo, amadurecendo cada dia mais com ele para que não caiamos nem para um lado nem para o outro; mas sigamos olhando para frente, para o alvo que é o próprio Deus.

Independentemente do que possamos pensar, todos nós pecamos e necessitamos da graça para sermos salvos.

Portanto, Cristo nos convida a confiarmos em Deus como nosso pai e a nos jogarmos a ele com toda coragem; na crença de que ele é bom e sempre fará o melhor!

Que o Senhor Jesus ilumine seus passos!

2 comentários em “O Cristão e a Maturidade”

  1. A Paz do Senhor Irmã Erica. Esse tema que você escolheu e muito importante; por que nos ajuda a ter uma noção de como está a nossa vida espiritual com o Senhor, e nos ensina como devemos caminhar com o Senhor. Parabéns Erica por essa mensagem tão linda e abençoada que você criou. Que Deus abençoe você e toda a sua família Erica. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *