Pular para o conteúdo

Os 7 Mergulhos de Naamã!

Neste post quero falar com você sobre os 7 mergulhos de Naamã ,o chefe do exército da Síria, um homem muito respeitado, temido, de grande valor; já havia ganhado muitas batalhas; poderemos dizer que Naamã tinha uma vida de Glórias.

Mas quando lemos as escrituras, vemos que Naamã, tinha uma enfermidade incurável, chamada Lepra; provavelmente poucas pessoas sabiam disso, posso dizer que só os que estavam dentro da casa de Naamã, conheciam a real situação de Naamã.

O que é Lepra? 

A lepra é uma doença caracterizada pela brancura, inchaços e tumores que desfiguram a pele. No antigo testamento os leprosos eram obrigados a morar longe das pessoas.

Pois bem eu imagino que Naamã por ser um grande general, diante da sociedade, escondia sua lepra; mas no convívio familiar, era impossível esconder.

os sete mergulhos de Naamã

Numa das batalhas de Naamã, ele traz uma menina cativa, para servir em sua casa; dia após dia essa menina vê o sofrimento de seu senhor; e como ela era israelita, era uma jovem que conhecia o Deus de Israel.

E disse está a sua senhora: tomara que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. 2Reis 5.3

Ao ouvir aquilo Naamã se apressou para ir ao encontro de seu milagre.

Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação. (II Reis 5.9-12)

Naamã já tinha imaginado como seria realizado o milagre que ele precisava, mas se indignou pois Deus trabalha diferente do que o homem quer. Para alcançar o milagre ele precisava dar 7 mergulhos no rio Jordão, que mudariam a sua vida.

Os 7 Mergulhos de Naamã

1* Mergulho da Humilhação:

O início da cura de Naamã, seria se humilhando perante Deus; esquecendo que ele era um grande General, e se tornando ali no rio Jordão apenas um servo. Naquele momento não importava quem ele era diante dos homens, mas quem ele era diante de Deus.

Para entrar no Jordão ele precisava tirar sua farda e tudo que acompanhava suas vestimentas, seus ouros, medalhas, tudo teria que ser tirado; ali seria só ele se humilhando para poder alcançar o seu milagre.

2* Mergulho da Quebra do Orgulho:

Naamã, quando soube que teria que mergulhar no rio Jordão, ficou contrariado, afinal ele declarava que os rios de Damasco eram melhores, mas para quebrar o seu orgulho; teve que descer no  rio barroso do Jordão.

3* Mergulho da Fé:

Naamã precisava desse mergulho para receber sua cura, pois com certeza ele era acostumado a crer somente no que ele via, e Fé é o que não vemos; Ele precisava acreditar que o milagre viria, a cada mergulho dado no rio Jordão.

4* Mergulho da Obediência:

Obediência é necessária para receber o milagre da parte de Deus; e Naamã teve que obedecer o que o Profeta Eliseu lhe disse; sabemos que para um homem temido e respeitado como Naamã, isso era muito difícil; obedecer ordens de outras pessoas. Mas para ser curado da lepra, ele tinha que dar o mergulho da Obediência.

5* Mergulho da Perseverança:

Depois que Naamã se humilhou, deixou seu orgulho de lado, colocou sua fé em ação, e obedeceu a palavra do profeta; ele está pronto para ser restaurado. O milagre vai acontecer pois Naamã, está perseverando.

6* Mergulho do Entusiasmo:

Naamã está sentindo Deus dentro de si, ele percebe que algo está acontecendo e que o milagre está ocorrendo a cada mergulho dado.

7* Mergulho da Vitória:

O sétimo mergulho de Naamã acontece, o mergulho da vitória, do milagre; o mergulho do testemunho que será contado através da vida dele.

Portanto Naamã conquistou mais uma batalha, mas não por sua força ou capacidade; mas porque confiou em Deus.

Deus Pode restaurar Sua Vida

E você tem Mergulhado diante de Deus para receber sua vitória? Se humilhe, deixe o orgulho de lado, tenha fé, seja um servo obediente, persevere na caminhada com o Senhor nosso Deus, e seja curado, restaurado em todas ás áreas de sua vida.

Saiba que a tua Fé e Perseverança te levará a alcançar a Restauração que você precisa; os 7 mergulhos de Naamã deram resultados e você está esperando o que?  Mergulhe fundo nas águas do Espírito e veja o sobrenatural acontecer.

Seja qual for teu problema, Deus te dará a Vitória!

18 comentários em “Os 7 Mergulhos de Naamã!”

  1. Ei VC aí seja humilde perante o seu próximo pede perdão ao seus irmãos . Pense Naamã tinha tudo riqueza,fama mais precisou descer seu nome; riqueza,fama; mais recebeu vitória reconhecendo Deus de poder . Jesus Cristo é a solução saia do comodismo.

  2. Obrigada por esse estudo, foi bem esclarecedor. Fiquei bem pensativa nesse texto.
    É uma história que mexe com nossa vida, como toda escritura.
    No inicio do cap. 5, fala da menina que foi levada de Israel e passou a servir na casa de Naamã.
    Imagino como ela deveria está sentindo, fora do seu país, longe de seus familiares e mesmo assim ela não deixou sua fé de lado e ajudou o seu patrão, falando do Profeta Eliseu em Israel.
    Mostra para nós, que às vezes não entendemos quando estamos em alguma situação que não é de nossa vontade, porém é da vontade do Altíssimo. E sempre levar o evangelho para mais pessoas independente de onde, qual cargo ou situação.

    Obrigada!!!

  3. tenho aprendido muito com a história de Naamã muito das vezes e necessário se humilhar ao pés do Senhor fazer a vontade do Senhor e obedecer porque a obediência gera milagres; o milagre de Naamã aconteceu porque ele obedeceu não queria mergulhar, mais queria ser curado mais não queria fazer sacrifício tem que ter sacrifício.

  4. Angelita Ferreira dos Santos

    Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, que foram chamados segundo o seu propósito, mesmo cativa a menina não deixou de honrar o nome do nosso Deus e testemunhou do poder de Deus. Então onde Deus nos colocar vamos usar a oportunidade pra falar do nosso grande Deus; de tudo que ele já fez e ainda continua fazendo; pois não importa a situação Deus tem propósito. Amei este estudo pois sempre tive curiosidade pra saber o significado de cada mergulho e estou maravilhada; obrigada que a senhora cresça cada dia mais na graça e no conhecimento

  5. Pastor Antonio Viana

    Parabéns pelo esboço gostei muito que Deus continue abençoando o seu ministério.

  6. Gilberto Antonio Lopes

    O testemunho da cura de Naama, é um exemplo de fé para a nossa vida, que o Senhor possa abençoar a todos que sigam esse exemplo de fé, amor, fé, renúncia, humildade, confiança e decisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *