Reconhecendo a voz de Deus. O profeta Elias em um dos seus momentos de crise se viu sozinho em uma caverna no Monte Sinai. A única sensação que dominava o seu coração era o medo e a aflição de estar sendo perseguido e não ter quem o ajude.
Nesse contexto, o texto bíblico nos mostra que muitos tipos de manifestações da natureza aparecem para Elias como um possível sinal de Deus, como vento, terremoto, fogo, mas em nenhum desses o Senhor estava. Deus se manifestou e se dirigiu a Elias apenas através de uma brisa suave.
Com base nesse texto, gostaria de te convidar para juntos refletirmos sobre a importância de reconhecer a voz de Deus e aprender a distingui-la em um mundo tão barulhento.
O Senhor lhe disse: "Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar". Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave. Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: "O que você está fazendo aqui, Elias? " (1 Reis 19: 11-13)
Um Mundo Barulhento
Uma das principais características do mundo moderno é o barulho e a poluição sonora. Nas grandes cidades por exemplo, onde vive a maior parte da população, o som é algo sempre presente, um constante ruído dos carros, das vozes e de todo o barulho causado pelas cidades.
De igual forma, no mundo espiritual também somos tentados por diferentes tipos de sons assim como foi Elias. Muitos elementos surgem para nós se apresentando como a resposta para nossos problemas ou como o próprio Deus. Diante disso, torna-se uma tarefa extremamente difícil, mas necessária, possuir um coração atento para conseguir distinguir verdadeiramente a voz de Deus.
Quando não somos capazes de ouvir a voz de Deus sofremos muito por isso, somos levados a atitudes equivocadas que tem como origem o mundo e os ídolos que construímos, que gritam e tentam nos convencer para um caminho longe do Senhor.
O mundo não é apenas barulhento no sentido literal, quando se pensa nos grandes polos populacionais, mas também é extremamente barulhento no mundo espiritual, visto que sempre tenta se passar por Deus e nos confundir.
A Voz em Meio ao Caos
Porém, mesmo diante de todo o barulho do mundo, Deus ainda manifesta a sua voz em nossos dias, mediante a sua santa e viva palavra. Mas, para isso, é necessário sermos íntimos Dele. Apesar de ser um desafio imenso, devemos nos comprometer e estar sensíveis a voz de Deus, por mais barulhento que o mundo seja.
Elias estava em desespero e, assim como ele, passamos por situações de desespero e caos. Nesses momentos, a nossa mente nos prega inúmeras peças, confundindo a nós mesmos sobre a que voz devemos ouvir.
Todavia, assim como Elias era, devemos ser sensíveis a voz de Deus para conseguir reconhece-la mesmo diante da poluição sonora do mundo moderno. E para isso, a construção de uma vida de intimidade com Deus é indispensável.
A única forma de verdadeiramente conseguirmos reconhecer a Deus é através de um relacionamento profundo e sincero. Uma vez que conhecemos ao Senhor, a sua voz se torna familiar a nós e passamos a alinhar nossos pensamentos com o Dele.
Por isso, passe a buscar o Senhor de todo o coração e orar para que Ele te torne sensível a sua voz. Assim sendo, mesmo nos momentos de desespero e quando o barulho do mundo estiver muito alto, ainda conseguiremos ouvir e reconhecer a voz do nosso Senhor!
Que Deus em Cristo ilumine os seus passos!