Pular para o conteúdo

Saindo da Zona de Conforto!

Saindo da zona de conforto. Uma das maiores armadilhas que o homem e a mulher de Deus pode se meter é viver na zona de conforto. A zona de conforto é aquele ambiente ou situação em que tudo está correndo bem, não havendo desafios nem problemas para lidar.

Todavia, apesar de ser bom estarmos em estado de descanso em certos momentos, a vida do cristão é um grande chamado a sair da zona de conforto.

No artigo de hoje vamos refletir sobre a vida de Neemias, que na Bíblia também teve a atitude de sair de sua zona de conforto e decidir voluntariamente servir a Deus e a nação de Israel.

O Contraste de Neemias

Quando vamos olhar para a história de Neemias, analisando o seu livro, vemos um homem que vivia em sua zona de conforto. Neemias tinha como profissão ser copeiro do Rei Artaxerxes, em Susã, que era uma espécie de primeiro-ministro cuja a responsabilidade principal era se certificar de que o Rei estava em segurança e em bem-estar.

O texto nos leva a entender que Neemias vivia uma boa vida e apesar de estar em uma Terra estranha, ele fazia o seu serviço com alegria e temia a Deus em seu coração.

O contraste de Neemias pode ser observado quando olhamos para o estado da nação de Israel nesse mesmo período. Nessa época os babilônicos atacaram Israel e levaram cativo todos os sábios, escribas e a nobreza, deixando para trás apenas os mais pobres que vivem em uma condição sob humana, dentro de uma Israel destruída com seus muros ao chão e suas portas queimadas.

Repare que Neemias não possuía obrigação alguma em ajudar o povo, não era uma necessidade pessoal dele. Uma vez que ele estava bem e em segurança em Susã, não haveria motivos para ele sair e ir para Jerusalém. Contudo, o texto nos relata que ele se entristeceu e teve compaixão do seu povo, tendo estado em jejum e oração durante alguns meses.

Passado esse tempo de clamor a Deus, o texto nos relata que o Rei vê o estado de Neemias. Então, ele logo parte de Susã em direção à Israel ajudar a reconstruir os muros e as portas de Jerusalém. Tamanha atitude de coragem era um sinal de que ele entendia que poderia ser útil para Deus. ELe se propôs a sair de sua zona de conforto para que a vontade de Deus seja estabelecida.

Tomando um Passo de Coragem

Eu lhe contei essa breve história sobre Neemias e como ele saiu de seu estado de conforto. E agora gostaria de refletir com você sobre a importância de não vivermos em nossa zona de conforto o tempo todo.

Sabemos que na vida iremos chegar em ambientes de conforto e sossego, onde estaremos relativamente estáveis em todos os aspectos. Todavia, existe um risco muito alto em permanecer nesse estado, uma vez que ao fugir dos desafios nós deixamos de evoluir como pessoas e não amadurecemos espiritualmente.

Muitos crentes vivem de forma estagnada na fé há muitos anos, isso se dá porque a inércia em relação a busca de Deus causa isso. Esse estado de estagnação é responsável por esfriar o crente, que por sua vez passa a negligenciar as coisas de Deus. Por estar na zona de conforto, podemos pensar que não precisamos mais buscar a Deus tanto assim. Todavia, isso nos impede de crescermos espiritualmente e nos tornarmos mais íntimos Dele.

Claro que sair da zona de conforto nem sempre é fácil, mas é algo necessário e que o crente deve ter coragem para fazer. Neemias se encheu de compaixão pelo seu povo e se colocou como instrumento de Deus para abençoar a vida deles. Semelhantemente, o Senhor quer nos usar para abençoar muitas vidas e implementar o seu reino na Terra, basta tão somente nós abrirmos mão de nossa zona de conforto que Deus com certeza nos usará com todo o seu poder.

Conclusão

Que você tome a atitude hoje de sair da zona de conforto assim como fez Neemias, se deixando ser usado por Deus para a sua obra, sendo uma benção não apenas para nós mesmos mas também para os outros.

Que Deus em Cristo ilumine os seus passos!

1 comentário em “Saindo da Zona de Conforto!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *