A parábola do filho pródigo é citada em (S.Lucas 15.11) ; aonde fala de um homem que tinha dois filhos, um certo dia o mais moço chega a seu pai e pede parte da fazenda que cabe a ele como herança.
Esse jovem com seus bens em mãos, agora sai da casa do pai, e vai se deleitar com a herança recebida.
Há alguns ensinamentos nesta parábola que Jesus contou de extrema importância em nossas vidas; pois precisamos levar a parábola do filho pródigo pelo lado espiritual.
A saída da casa do Pai :
Para este jovem a casa do pai já não tinha tanta importância para ele, agora com dinheiro no bolso o filho pródigo, pode ir para onde quiser, fazer o que lhe convém, na mente desse mancebo ter uma vida de liberdade. Infelizmente vemos muitos Filhos Pródigos hoje dentro da igreja.
Acham que podem sair para o mundo afora, e desfrutar de prazeres carnais, terem uma alegria passageira, pois é isso que o mundo oferece.
As dificuldades no caminho
No início de sua saída o mancebo tem dinheiro, gasta como pode, tem amigos. Mas chega o momento que o dinheiro acaba, e os amigos se distanciam, sozinho sem recursos, é assim que o filho pródigo se vê. A terra aonde está agora passa fome e necessidades.
Sai a procura de um lugar para trabalhar para garantir seu sustento, chega á um estado de humilhação, pois o único trabalho que encontra é cuidar de porcos; imagine até que ponto aquele jovem chegou; desejando comer as bolotas que os porcos comiam, pois ninguém lhe dava nada.
Com o filho pródigo aprendemos que ninguém é feliz longe da presença de Deus, nos momentos de dificuldades só teremos socorro se estivermos na casa do Pai, com a ajuda de Deus.
A decisão de voltar para Casa do Pai
Depois de chegar a um estado lamentável, o filho pródigo decide voltar para o lugar, da onde nunca deveria ter saído, que é a casa do Pai; e ele diz: Levantar me ei e irei ter com meu Pai, e dir-lhe- ei: Pai pequei contra o céu e perante ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze me como um dos teus trabalhadores. ( S.Lucas 15.18)
Esta foi a decisão mais sábia do filho pródigo, voltar para a casa do pai, arrependido por ter saído, por ter abandonado sua casa, sua família, em busca de prazeres passageiros.
E o pai que nunca desistiu de esperar o filho voltar, o recebe de braços abertos, o aceita com o mesmo amor de antes.
Conclusão
Esta parábola serve para nos mostrar que para sermos felizes só se estivermos na casa do Pai, aqui no sentido espiritual, na presença de Deus; pois em Salmos 34.9 diz: Temei ao Senhor vós os seus santos, pois não tem falta alguma aqueles que o temem.
E com certeza o Senhor está de braços abertos para receber você que por algum motivo saiu da casa do Pai, é tempo de voltar, pois como o filho pródigo se arrependeu; é tempo de arrependimento para você também; decida hoje estar de volta a Casa do Pai.
Pois com certeza Deus tem um lugar preparado para você!
eu gostei muito aprendi muito muito bom mesmo vale apena estudar legal uma escola bíblica eu recomendo
Amém irmão Roberto, Deus abençoe você e sua família!