A história de Daniel na cova dos leões aconteceu no Reinado do Rei Dario; quando Daniel foi nomeado para ser presidente, junto com 120 homens escolhidos para estarem lado a lado com o Rei; para que o Rei não sofresse dano.
Sabemos que Daniel tinha um espírito excelente, ou seja, fazia diferença, era um homem de oração, de obediência, de princípios, tinha temor de Deus.
Por esse motivo Daniel se destacava, tinha posição no reinado; e com tal posição, veio também as perseguições. Movidos por inveja os príncipes e presidentes armaram uma cilada contra Daniel.
Foi feito um decreto que dizia: que por espaço de trinta dias, quem fizesse uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, e não ao rei, seria lançado na Cova dos Leões.
Para um homem de oração como Daniel, era algo difícil de se cumprir, de aceitar, pois Daniel era temente a Deus; e jamais permitiria que algo o impedisse de estar diante de Deus prostrado em oração.
Em um determinado dia Daniel é pego fazendo sua oração, e por mais que o Rei Dario tivesse muita consideração por Daniel, o decreto tinha sido selado, não podendo o Rei voltar atrás.
Daniel na Cova Dos Leões
A situação ficou difícil, lançaram Daniel na Cova dos Leões, colocaram uma pedra sobre a entrada da cova. Daniel estava no meio de Leões famintos, acredito que aquele foi o pior momento de Daniel.
Parecia estar tudo acabado, quem estava de fora da cova dos leões, esperava ansioso, para ver Daniel morrer estraçalhado pelos leões. O Rei Dario naquela noite não dormiu, tinha um carinho muito grande por Daniel, se preocupou, mas não tinha como ajudar Daniel.
O Livramento de Daniel
No dia seguinte o Rei Dario que não dormiu, se levantou bem cedo, correu até a cova e chamou por Daniel, com voz triste: Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões? ( Daniel 6.20)
De dentro da Cova se ouve a voz de Daniel dizendo: Ó rei, vive para sempre!
O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum. (Daniel 6.21-22)
Então o Rei se alegrou, mandou que tirassem Daniel da Cova, e constatou que Daniel não tinha sofrido nenhum dano, estava intacto, grande foi o livramento de Deus na vida do seu servo.
O Rei ordenou que lançassem na mesma Cova de leões os homens que armaram contra Daniel, e junto com eles seus filhos e mulheres; antes mesmo de chegarem no fundo da Cova, os Leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam os ossos.
Aprendendo com Daniel na Cova dos Leões
Essa história é real e nos traz grandes ensinamentos, O Poder da Oração, O Ato de Obedecer a Voz de Deus, O Caráter Cristão, são algumas atitudes que Deus espera de nós.
Daniel na Cova dos Leões nos faz entender que , não é porque oramos todos os dias, frequentamos a igreja, etc… Que não teremos perseguições, que não sofreremos afrontas.
Pelo contrário quanto mais estamos obedecendo a Deus, mais o inimigo se levanta contra nós.
Quantas Covas de Leões você já não enfrentou? Essas Covas representam, as lutas, as adversidades, os levantes, as perseguições, o desemprego, situações que aparentemente não tem saída.
Mas com certeza assim como Daniel, Deus também te deu o livramento, enviou o seu Anjo e não permitiu que você morresse por causa dessas situações.
Deus podia ter livrado Daniel antes de entrar na Cova dos Leões, mas Deus livra dentro da Cova, sabe porque?
Porque através desse livramento o Nome do Senhor foi Glorificado, todos tiveram que reconhecer o Poder do Deus que Daniel servia, tanto que o próprio rei Dario fez um novo decreto.
Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: A paz vos seja multiplicada.
Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre, e o seu reino não se pode destruir, e o seu domínio durará até o fim.
Ele salva, livra, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele salvou e livrou Daniel do poder dos leões. (Daniel 6:25-27)
Que você possa entender que Deus continua o mesmo, independente do que você possa enfrentar, da Cova que você possa cair, Deus dará o livramento
Porque a tua vida está guardada nas Mãos de Deus, Portanto Não há o que Temer!
Creia porque nessa Cova, o Leão vai jejuar!