Pular para o conteúdo

Os 4 Altares de Abraão!

Os 4 altares de Abraão, esse patriarca  foi um exemplo de obediência, fé e perseverança; quando Deus o chamou e lhe fez promessas; ele não teve dúvidas em obedecer ao chamado e fazer exatamente como Deus iria ordenar.

Mas uma das coisas que vejo em Abraão é a sua dedicação em sua caminhada de levantar altares ao Senhor, vamos  entender melhor o que seria esses altares,  o altar foi uma marca distinta na caminhada de Abraão com Deus.

O que significa Altar: 

Altar é lugar de sacrifício, símbolo de adoração e consagração, uma vida com Deus; não edificamos um altar para nós mesmos, edificamos para Adorar a Deus, oferecer sacrifícios a Ele e invocar o seu Nome.

Ao longo da sua caminhada, Abraão edificou 4 altares ao Senhor; cada altar tinha um significado importante, era um marco do que Deus havia realizado na vida de Abraão.

Altar de Abraão

Os 4 Altares de Abraão

1* Altar em Siquém ( Genêsis 12. 6-7)

Siquém significa: ombro; que é o lugar de maior força do homem. Este altar foi o altar da Revelação, foi onde Deus se manifestou a Abraão. Foi um momento de Deus se relacionar com Abraão, ali houve o encontro com Deus.

2* Altar em Betel  (Genêsis 12.8)

Este altar ficou entre Ai e Betel, podemos chamar de Altar da separação, pois é o momento que Abraão deixa  Ai  que significa (montão ou ruina) para trás e vai para Betel ( Casa de Deus). Deus está direcionando Abraão, mostrando o caminho certo.

3* Altar em Hebrom ( Genêsis 13.18)

Hebrom significa Amigo;  este altar foi erguido logo após o período de separação de Abraão e seu sobrinho Ló. Podemos chamar o Altar da Comunhão ou da Aliança. O momento que Abraão está mais perto de Deus, sobre os seus cuidados.

4* Altar em Moriá  (Genêsis 22.1-14)

Moriá significa ordenado, considerado por Deus; este altar podemos dizer que é o altar da Adoração, o altar da entrega total. Pois foi no Monte Moriá que Deus pediu uma prova de amor e fidelidade a Abraão, quando pediu que entregasse seu filho Isaque para sacrifício.

Mas porém quando tudo estava para acabar, Deus provê o cordeiro e Isaque volta para os braços do pai; ali foi o momento que Abraão mostrou o quanto estava disposto a agradar a Deus, obedecer suas palavras, viver conforme a vontade de Deus.

E Deus se agrada de Abraão e até hoje conhecemos Abraão como Amigo de Deus.

            Levantando Altar ao Senhor

Porém nos dias de hoje precisamos buscar ter uma vida como a de Abraão, levantando altares de Adoração a Deus, nos entregando totalmente a sua vontade, sabendo que Deus sempre tem o melhor reservado para nós.

Portanto essa  entrega tem que ser total, essa Adoração tem que ser verdadeira, a ponto de sermos chamados Amigo de Deus.

Por isso tudo que Deus quer é um coração verdadeiro diante Dele, buscando sempre obedecer a sua palavra, viver numa vida de santidade; fugindo da aparência do mal e vencendo o pecado que tão de perto nos rodeia.

E assim a cada passo que dermos em direção ao centro da vontade de Deus, erguemos altares de Adoração, entregando nossa vida por inteiro aos cuidados de Deus.

Sabendo que tem recompensa do Eterno, para quem permanece firme, que Deus te abençoe  e a cada dia procure ser fiel, sendo assim  com certeza você verá na sua vida Deus manifestar o seu Poder!

Fique firme Deus é Contigo!

15 comentários em “Os 4 Altares de Abraão!”

  1. Muito bom gostei, já preguei muito sobre os quatro altares, nunca ouvi ou li; está muito bom mesmo que Deus abençoe.

  2. Maira Alves Dos Santos

    Explicação clara e bem didática… muito edificante. Deus os abençoe.

  3. A paz do nosso Senhor Jesus Cristo, explicação abençoada estou impactado com a sabedoria que Deus te deu continue assim.

  4. SAMUEL DE SOUZA JUNIOR

    Muito boa a explicação dos 4 altares de Abraão que Deus continue te abençoando e dando sabedoria

  5. Muito bom, que Deus te abençoe por nos ajudar a estudarmos a palavra do Senhor usando as referencias bíblicas.

  6. ROSALVO PEREIRA FERNANDES JUNIOR

    Deus é sempre fiel e sempre será proverá de novo em nossas vidas, assim como foi com Abraão Ele tbm tem sido em nós um provedor em tudo 🔥🔥🔥

  7. Gostei da explicação, estava lendo a bíblia nesse momento, e me chamou a atenção os altares que Abraão levantou, vim ver aqui algumas explicações. Me edificou muito, Deus abençoe🙋🏻‍♀️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *