Pular para o conteúdo

AS 4 Virtudes de Jó!

Hoje quero falar para você sobre as 4 virtudes de Jó , um homem que agradou a Deus, por ser sincero, reto, temente a Deus e desviando sempre do mal. Alguém que com tantas qualidades enfrenta provas que eu não suportaria passar.

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal. ( Jó 1.1) 

Jó é conhecido por Deus e as 4 Virtudes de Jó se destacam, para que eu e você consigamos obter essas mesmas virtudes. Sabemos que o que Jó enfrentou não dá pra comparar com ás lutas que enfrentamos hoje em dia.

Mas penso assim, se Jó permaneceu firme na posição diante de Deus, com essas 4 virtudes, nós também conseguimos; basta querermos.

O próprio Deus justificou Jó diante de Satanás, porque Deus sabia quem Jó era verdadeiramente, e que as 4 Virtudes de Jó, não dependia dos benefícios de Deus para ele, mas era a vontade de agradar a Deus em todos os sentidos, que o fazia diferente. Buscando assim uma vida íntegra diante de Deus!

Ás 4 Virtudes de Jó!

Vamos conhecer passo a passo as 4 Virtudes de Jó; e almejar para nossas vidas, essas Virtudes.

As 4 Virtudes de Jó

Sincero é ser honesto, transparente consigo mesmo e com o outro. É alguém que se exprime sem artifício, sem intenção de enganar, e sem disfarce.

E Jó tinha essa qualidade, ele era sincero diante de Deus e diante dos homens, e isso agradava o coração de Deus.

Reto: Que não tem curvatura; direito. Que vai sempre na mesma direção; direto. Justo; íntegro; verdadeiro.

Jó conseguia ser Reto mesmo diante de uma sociedade corrompida, ele se mantinha reto diante de Deus, Jó tinha essa virtude, ele não era dividido em seus pensamentos e atitudes. Ele era coerente . Sendo reto em sua casa, em seus negócios, na família, em tudo.

Temente a Deus: Ser temente a Deus  é um sentimento de respeito e reverência praticada pela doutrina cristã, segundo previsto no livro de Hebreus da Bíblia Sagrada: “Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor” (Hebreus 12:28-29).

Jó sabia ser temente a Deus, o respeitava, reverenciava, procurava agradar a Deus em tudo que fazia, estando sempre de acordo a vontade de Deus. Isso fazia de Jó um homem sábio, pois o Temor do Senhor é o princípio da sabedoria. ( Provérbios 9.10)

Desviava do mal: Desviar significa afastar, mudar o rumo e é exatamente isso que Jó fazia, fugia da aparência do mal, saia das rodas dos escarnecedores, uma pessoa que se desvia do mal, sabe onde pode entrar, o que pode falar.

Tem cuidado com as atitudes, buscando sempre andar como Jesus andou. Jó consegue desviar do mal, por causa de suas outras virtudes, o fato de ser, sincero, reto e temente a Deus, são formas que automaticamente o faziam desviar do mal.

Aprendendo com Jó

Pois bem agora que conhecemos as 4 virtudes de Jó, podemos colocar em prática em nossas vidas; não somos perfeitos é verdade, mas podemos buscar em Deus essa perfeição.

Tendo essas Virtudes, o inimigo não terá legalidade contra nós, pois o Senhor Nosso Deus nos justifica.

Prossigamos firmes buscando ter a  cada dia uma vida, sincera, reta, temente a Deus e desviando nos do mal; isso agradará a Deus e nos conduzirá ao Caminho da Salvação por nosso Senhor Jesus cristo!

10 comentários em “AS 4 Virtudes de Jó!”

  1. Júlio César de Oliveira

    Olá a paz do Senhor Jesus Cristo. Porque a mulher de Jó não morreu se Deus deixou tudo nas mãos de satanás????

  2. Paz do Senhor Jesus irmão Júlio; Deus estava no controle de tudo na vida de Jó, Ele apenas permitiu que Satanás agisse,pois Deus conhecia o caráter de Jó. Em relação a esposa de Jó acredito que por um momento ela deixou se levar pela astúcia do inimigo, mas Deus teve misericórdia de sua vida, e os planos de Deus para vida de Jó incluia sua esposa também.

  3. Eu procuro estudar a dimensão do nivel de fé e espiritual de homem que a biblia sagrada retrata, mesmo com as adversidade que ocorreram em sua vida mais se manteve firme na sua fé e ainda adorou a Deus.

  4. Jó homem de fé inquestionável,
    homem apaixonado pela fé naquele que Ele cré.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *