Pular para o conteúdo

O Cego De Jericó!

Em Marcos 10.46 fala de um homem que muito me chama a atenção; um homem chamado Bartimeu, mais conhecido como o Cego de Jericó.

A história de Bartimeu começa a ser descrita da seguinte forma: ele estava a beira do caminho mendigando, vestido com uma capa suja; entendo que aquele era seu meio de sobrevivência.

Mas o cego Bartimeu nos traz grandes lições de fé, esperança e perseverança, A bíblia vai nos informar que sentado a beira do caminho mendigando, Bartimeu ouve uma multidão passar, creio eu que uma multidão muito barulhenta.

cego Bartimeu

E no meio desta multidão esta Jesus de Nazaré, e sei que aonde Jesus está milagres e maravilhas acontecem, ao ponto de Bartimeu ouvir alguém falar de Jesus, o cego agora procura entender o que esta acontecendo.

Acredito que no meio daquela multidão muitos gritavam dizendo: fui curado agora, Jesus me curou… e a cada grito que ouvia o coração de Bartimeu saltava, com esperança, pois ali estava a possibilidade de seu milagre.

O Clamor de Bartimeu

O cego de Jericó não perde tempo, a medida que Jesus passava no meio da multidão, ele começava a clamar  Jesus Filho de Davi tem misericórdia de mim, esse clamor ecoava no meio da multidão, era um clamor de fé, de alguém que necessitava de um milagre.

A medida que Bartimeu clamava, muitos ficavam incomodados, e diziam fique quieto Jesus não vai te ouvir, mas a certeza do Cego de Jericó era tão grande que nada era capaz de calar a sua voz, e quanto mais o repreendiam ele gritava: Jesus Filho de Davi tem misericórdia de mim.

A fé de Bartimeu era inabalável, ele tinha a certeza plena de que Jesus podia cura-lo, restaurar sua visão, operar um milagre em sua vida, e foi essa fé que não permitiu que ele se cala-se.

Levanta que Ele te Chama

O clamor de Bartimeu ecoou nos ouvidos de Jesus, e alguém chega até Bartimeu para dizer: Levanta Bartimeu pois Jesus te chama.

O glórias! Imagine você que os mesmos que queriam calar o clamor do cego de Jericó, foram os mesmos que tiveram que dar a notícia. A notícia de que Jesus o estava chamando, a notícia de que o milagre de Bartimeu iria acontecer.

Tirando a Capa 

Quando Bartimeu ouve aquela notícia ,ele se levanta, se põe de pé, e antes de chegar até Jesus ele lança fora aquela capa, a capa que a muito tempo lhe acompanhará, a capa que já fazia parte da sua vida.

Mas ai  eu me pergunto porque se preocupar, em tirar a capa para depois chegar até Jesus?

Eu entendo que o cego de Jericó queria se livrar da capa, pois esta significava: desprezo, humilhação, sujeira; tudo que estivesse relacionado ao atual estado de Bartimeu, aquela capa transmitia.

Por isso Bartimeu se desfaz da capa para chegar até Jesus, ele entende que a partir daquele encontro, não precisaria mais daquela capa. A partir daquele encontro sua história mudaria.

O Que Queres Que Te Faça?

Pois agora sem a capa, o cego de Jericó chega diante de Jesus, a espera de um milagre; Jesus conhece o anseio, a necessidade de Bartimeu, mas ainda assim pergunta: O que queres que te faça?

Ah! eu imagino Bartimeu abrindo um largo sorriso e dizendo: Mestre eu quero ver! Isso mesmo ele diz para Jesus o que ele precisa, e Jesus sem demora responde: Vai a tua fé te salvou

A história do cego de Bartimeu termina dizendo: E logo Viu e seguiu a Jesus pelo caminho.

Linda mensagem para o nosso coração, temos que aprender com Bartimeu, que diante de Jesus viu o seu milagre, através dos olhos da fé.

Agora eu te pergunto, qual é o milagre que você precisa? está clamando por esse milagre? Esta se intimidando diante daqueles que querem te fazer calar?

Porém o cego de Jericó trazia consigo uma certeza, é essa certeza que você precisa ter, Jesus é o único que pode operar o milagre que você precisa.

Vá ao Encontro de Jesus

Portanto é hora de lançar a capa fora e ir ao encontro de Jesus, é momento de perseverar e aguardar com esperança o momento do seu milagre.

Porque esse momento vai chegar, e você vai fazer exatamente como o cego de Jericó, vai receber a cura e continuar firme seguindo os passos de Jesus.

Que Deus abençoe tua vida e você seja mais um, de muitos que acreditam no milagre, milagre este que só Jesus pode fazer!

6 comentários em “O Cego De Jericó!”

  1. gloria a Deus esta passagem de Bartimeu é realmente empaquetante fiquei maravilhado de ler até o fim que Deus abençoe a todos .

  2. o que chama a atenção são duas coisas,a atitude do cego e a decisão dele de ter uma mudança de vida, isso que precisamos deixar de mimimi e tomar atitudes pra servir ao Evangelho de Cristo .

  3. Palavra de fé, confiança e esperança precisamos só tomar atitudes e ir ao encontro do Mestre,Ele fará o milagre acontecer…. Glória a Deus 🙌

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *