Pular para o conteúdo

Os Planos de Deus são Maiores que os Nossos!

  • por

Os planos de Deus são maiores que os nossos. Viver é sobre sonhar e planejar, uma das fases mais gostosas de uma viagem é a fase de planejamento dela, todo o processo de escolher um lugar e gerar expectativas sobre ele é muito agradável para nós.

E nós não apenas sonhamos e planejamos em viagens, mas fazemos isso em muitos momentos de nossas vidas: Ao planejarmos seguir determinada carreira, estudar um assunto ou até mesmo construir uma família.

Todavia, o texto de Isaías 55 é um convite de Deus para o povo abandonar os seus caminhos para viver os caminhos que Ele têm para eles. Por isso, no artigo de hoje vamos refletir sobre esse texto de Isaías e aplicar em nossas vidas. Vamos aprender que os planos de Deus são maiores que os nossos.

Que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado.
"Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor.
"Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. (Isaías 55:7-9)

Abandonando os Nossos Caminhos

O texto de Isaías é uma profecia do Senhor de convite à nação de Israel para que eles voltem-se para Deus. Ele os chama para abandonar seu estilo de vida anterior e se submetendo aos planos e projetos que Deus tem para o povo.

Olhando para o texto vemos no versículo 7 o profeta ordenando que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Consequentemente, pensamos que isso se aplicava apenas para a nação de Israel que estava longe de Deus. Contudo, nós também somos chamados a abandonarmos os nosso maus caminhos todos os dias pelo Senhor. O nosso coração é mau e vai contra a Lei de Deus.

Apesar de sermos cristãos, a nossa carne vive uma luta constante contra o espírito. Muito do que é gerado em nossos corações não vêm de Deus, mas sim do pecado e da carne. Embora eles possam parecer bons à primeira vista, grande parte tem raiz no pecado que há em nosso coração.

Os Caminhos de Deus são Diferentes dos Nossos

Deus não apenas diz a respeito do caminho dos ímpios, mas diz também sobre o pensamento dos ímpios. Os pensamentos dos ímpios são igualmente contaminados pelo pecado e ofendem a Deus. Todavia, logo após repreender os nosso caminhos e os nossos pensamentos Ele nos apresenta algo muito melhor: os pensamentos e caminhos Dele.

E a primeira coisa que o Senhor deixa claro para nós é que o seu caminho é diferente do nosso, tal quais os seus pensamentos. Dessa forma, o desafio que temos que enfrentar é o de entender essa discrepância dos nossos planos para os planos Dele.

Muitas pessoas não conseguem confiar em Deus e viver uma vida de fé, abandonando seus caminhos e pensamentos, por conta disto, temem o diferente do Senhor e o entende como sendo negativo. Realmente, seguir os planos de Deus exige coragem e muita fé, mas a certeza é que os seus caminhos apesar de serem diferentes e, muita das vezes opostos, com certeza são maiores, o que Ele afirma no versículo seguinte.

Os planos de Deus são Maiores que os Nossos

Obedecer a Deus e confiar no que Ele têm para nós como indivíduos e para a sua Igreja como um todo é um ato de fé, mas que possui uma garantia do próprio Deus que é melhor a ser feito.

No versículo 8 Deus está comparando a distância que há do para a Terra e está dizendo que assim como eles estão distantes um do outro, assim está os planos do Senhor em relação aos nossos.

Nós vivemos uma vida de caminhar pela vista, nos restringindo às migalhas que o mundo tem para nos oferecer. Entretanto, o convite de Deus é de andar pela fé, crendo que o Senhor tem coisa muito melhor para nos conceder.

Muitas vezes sentimentos medo e perdemos a esperança quando algo dá errado ou algum dos nossos planos são frustrados. Todavia, em certos momentos é o próprio Deus quem o faz, a fim de nos guiar para seguir o que Ele tem para nós.

Não temas quando tiver que tomar decisão ou parecer que tudo está perdido, mas ore a Deus e peça para que Ele faça a vontade Dele em sua vida. As provações dessa vida não podem ofuscar e muito menos podem frustrar os planos do Senhor. Consequentemente, todos os que confiam em Deus, o obedecem e o amam, podem usufruir da graça e da benção que Ele concede aos seus filhos.

Tome 3 atitudes hoje: Abandone os seus planos pecaminosos, aprenda a lidar com o diferente de Deus e confie que os planos Dele são maiores.

Que Deus em Cristo te encha de fé e ilumine os seus caminhos para você siga os planos dele para a sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *