Pular para o conteúdo

Deus tem Planos para Você!

  • por

Deus tem planos para você. A nação de Israel ficou cativa durante 70 anos na Babilônia, sofrendo opressão por parte de seus inimigos. Graças a sua desobediência ao Senhor, o próprio Deus é quem os julgou ao levar para a Babilônia.

Contudo, esse não era o plano final de Deus, Ele estava os julgando porque os amava, de modo que o objetivo final Dele era fazer com que o povo se voltasse a Ele. Então, Deus decide levantar o Profeta Jeremias que lamenta pelo sofrimento de Israel mas também é boca de Deus para anunciar ao povo que o plano final do Senhor não era aquele.

No artigo de hoje eu te convido a refletir sobre qual o verdadeiro plano de Deus para a sua vida. Para isso, vamos refletir na profecia que Jeremias lança para o povo de Israel e aprender com ela lições valiosas para nossas vidas.

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. (Jeremias 29:11)

Os Planos de Deus

Muitos acreditam que Deus possui sonhos para nós, mas Ele vai muito além. Sonho se refere a imaginar e desejar algo. No entanto, o nosso Deus projeta, que se refere a traçar um plano e realmente ter maneiras de fazer acontecer. O que Deus tinha para a nação de Israel não era um vago sonho, mas sim um verdadeiro plano de os conduzir a salvação.

Em nossas vidas o Senhor também traça planos para nós, planos esses que nos conduzirão a cumprir a sua vontade e abençoar vidas com a palavra de Deus. Porém, para os planos de Deus acontecer em nossas vidas, faz-se necessário nos relacionarmos com Deus a fim de entendermos os seus planos.

Muitos de nós temos planos e projetos pessoais, coisas que sonhamos e almejamos. Todavia, o cristão que realmente tem intimidade com Deus, entende que buscar os planos de Deus é sempre muito melhor.

O Dano do Nosso Pecado

Seguindo nessa profecia, Deus revela que a intenção Dele para o povo de Israel era de os fazer prosperar, não de os causar dano.

Soa um pouco contraditório ouvir tal profecia, uma vez que eles estavam cativos e oprimidos pela Babilônia a mando do próprio Senhor. Entretanto, o texto nos revela que o prazer de Deus não se encontra em machucar o seu povo. Pelo contrário, Ele tem prazer em os perdoar e os abençoar, mas o nosso pecado gera inimizade entre nós e Deus.

O profeta Isaías também profetiza sobre isso:

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. (Isaías 59:1,2)

Assim como Deus não tinha prazer no sofrimento do povo, Ele também não gosta de nos ver sofrer. Todavia, muita das vezes Ele nos coloca em provas e lutas para provar a nossa fé e nos tornar em pessoas mais confiantes e dependentes Dele, assim como Ele o fez com o povo.

Uma esperança e um futuro

Por fim, após explicar que é o pecado que nos oprime e em consequência nos afasta do Senhor, Deus termina essa versículo da profecia de Jeremias anunciando que a intenção Dele é de, não apenas prosperar, mas conceder esperança e um futuro.

A nação de Israel se via desolada naquele momento, estavam a espera de um salvador que o libertasse daquela Babilônia que estavam cativos. Após os 70 anos realmente ocorre a libertação do povo de volta para Jerusalém. Porém, o povo ainda se via preso na Babilônia espiritual do pecado, que continuava a os afastar de Deus.

Dessa forma, pode parecer que Deus abandonou sua promessa de lhes dar esperança e um futuro, mas a verdade é que posteriormente Deus enviaria Jesus ao mundo, a fim de libertar a nação de Israel do cativeiro do pecado de uma vez por todas e lhes dar a esperança de um dia ir morar com Ele.

Nesse momento então, as promessas de Deus para Israel se convergem para as nossas vidas e se tão somente confiarmos no Senhor, experimentamos da libertação e da esperança que apenas a pessoa de Jesus Cristo pode nos dar.

O verdadeiro plano de Deus para você é de lhe fazer prosperar e não lhe causar dano como o pecado o faz. Portanto, Ele enviou o seu filho Jesus ao mundo, do qual, por meio Dele, você será capaz de experimentar a esperança de um futuro melhor na presença de Deus.

Que Deus em Cristo te abençoe e te encha de fé para confiar em suas promessas!

Que Deus em Cristo ilumine os seus passos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *