Pular para o conteúdo

Quando Todo Trabalho é Inútil

  • por

Quando Todo Trabalho é Inútil (Salmos 127)! Em uma sociedade em que o trabalho sempre é ultra valorizado e temos até discussões sobre qual trabalho pode ser considerado maior frente a outro; somos confrontados pelo salmo 127, que em seu epígrafe já nos assusta ao afirmar que em certos momentos nenhum trabalho é útil.

E esse é o tema do nosso artigo de hoje, onde desenvolveremos o motivo pelo qual devemos viver submissos a Deus sempre.

Cântico de peregrinação. De Salomão. 
1.A não ser que o Eterno edifique a Casa, trabalham em vão os que desejam construí-la. Se o SENHOR não proteger a cidade, inútil será a sentinela montar guarda.

2.Os obstinados que retardam seu sono até alta noite, acordam antes do amanhecer e idolatram o trabalho, não alcançarão os bens que o Eterno concede aos que o amam, mesmo quando estes estão repousando.

3.Quanto a seus filhos, eles são herança do SENHOR: o fruto do ventre é um presente de Deus.
4.Como flechas na mão do guerreiro são os filhos nascidos na sua juventude.

5.Bem-aventurado o homem cuja aljava deles está repleta! Será respeitado até mesmo por seus inimigos quando pleitear com eles junto às portas da cidade. (Salmos 127)

Os 3 Pontos de Salomão

Quando todo trabalho é inútil salmo 127 significa que Salomão está desenvolvendo sua ideia e a divide em 3 pontos; esses que conversam entre si e transmitem a mesma mensagem; mas ao olhar para assuntos diferentes.

De forma sábia e inspirado por Deus Salomão quer transmitir a ideia de que Deus é soberano; não importa o que aconteça e para isso ele aplica esse conceito em três temas diferentes: no trabalho, no descanso e na família.

A Soberania de Deus no Trabalho

O primeiro verso desse salmo tem como objetivo nos mostrar que apesar de termos de nos esforçar, ainda estamos sujeitos a vontade de Deus. Em nossos dias, é muito propagada a ideia de que devemos trabalhar e conseguir tudo por nossos próprios méritos.

Contudo, o cristianismo confronta isso ao apresentar o conceito de supremacia, mostrando que independentemente do que ocorra, só ocorreu pois Deus permitiu.

O salmista ainda faz questão de mostrar que se Deus estiver disposto e quiser fazer algo não há poder algum que o possa impedir.

Quando pressionados pela sociedade, geralmente, temos o instinto de querer tomar o controle das coisas; mostrar trabalho, defender algo que nos pertence ou algo do gênero. O perigoso é que quando ao fazermos isso podemos nos esquecer do criador, esse que é um pecado terrível.

Ao invés de negligenciarmos a ação divina sobre o cosmos devemos nos sujeitar a ela; e estar ciente de que Deus sempre a de realizar sua vontade, essa que é sempre boa e justa na mesma medida.

A Soberania de Deus no Descanso

Já conectando com o tema anterior, descansar em Deus é primordial para uma vida, não de forma preguiçosa; pois essa seria a forma deturpada e pecaminosa de se descansar em Deus, mas com esperança e alegria. Muita das vezes estamos correndo atrás das coisas dessa vida, e nos esquecemos de dar atenção ao próprio Deus.

Quando agimos assim estamos a um passo de viver uma vida pobre; pois toda a beleza da vida que reside na obra de Jesus Cristo é ofuscada pelos manjares dessa vida terrena.

Devemos separar momentos para refletir, momento de silêncio, momentos para arrependimento e momentos para louvor a Deus. Se continuarmos a correr incessantemente atrás do vento jamais seremos capazes de o pegar, e digo mais, perderemos nossa vida no percurso.

A Benção do Deus Soberano

O terceiro ponto que Salomão levanta envolve a hereditariedade dos que descansam e trabalham para a glória de Deus.

No contexto em que o texto foi escrito a figura do filho era extremamente importante; pois era aquele quem iria carregar o nome da família pela próxima geração.

Sendo assim, a afirmação de Salomão de que os filhos para o servo fiel seriam como um presente de Deus carrega ainda mais significado; visto que Deus estava estendendo graça e amor a sua descendência também.

Salomão mostra que aquele que entende e se submete a soberania de Deus é recompensado pelo Eterno e agraciado por Deus, segundo a sua vontade.

Mesmo que vivamos na miséria devemos entender que Deus permanece fiel e que se reconhecermos seu poder e majestade seremos abençoados; se não nessa Terra mas no porvir.

Cristo Jesus vêm e nos salva, abrindo nossos olhos e nos concedendo esperança de vivermos com Deus novamente. Portanto, devemos nos arrepender de nossas injustiças e nos dispor a vivermos debaixo de sua soberania.

Não vivemos mais por nós mesmos, mas Cristo é quem nos rege e nos guia aos braços do Pai. Voluntariamente nos submetemos pois o final está garantido e é de plena certeza de que o Pai nos recompensará no porvir.

Que possamos descansar na bondade e justiça do Senhor!

Que o Senhor ilumine seus passos e lhe dê paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *