Pular para o conteúdo

A Glória do Criador (Salmo 8)

  • por

A glória do criador (Salmo 8). Quando usamos do exercício da hermenêutica para examinar o Salmo 8 nos deparamos com algo muito interessante.

Esse salmo está posicionado como um salmo de transição no livro, visto que, os capítulos 1 e 2 apontam para Cristo; logo em seguida temos dos salmos 3 ao 7 diversos salmos de Davi; no qual ele louva a Deus por o proteger.

E logo após o salmo 8, dos salmos 9 ao 14 vemos outros demais salmos; que também trabalham com essa temática de pessoas fracas e frágeis e o amor de Deus por elas.

Esse salmo tão peculiar já se inicia com o salmista louvando o nome de Deus pela tua grandeza, ele declara: “Senhor, nosso soberano Deus, como é majestoso o teu Nome por toda a terra!

Tu cuja glória é cantada acima dos céus! (v.1)”.

No verso seguinte porém, o tom do salmista começa a soar confuso a primeira instância; ele diz: “Pela boca das crianças e dos recém-nascidos instruístes os sábios e poderosos, silenciando os inimigos e maldosos, porque são adversários teus. (v.2)”.

Então espera, Davi está cantando e dizendo o quanto Deus é poderoso, e grandioso, e criador de tudo que há; mas ele diz que esse mesmo Senhor instruí os sábios e poderosos por meio de bebês e recém-nascidos!?

No artigo de hoje portanto; vamos explorar a fundo do porquê desse salmo estar posicionado onde ele está no livro e qual o sentido de Davi usar crianças como exemplo.

Salmo 8 (KJA)

Para o mestre de música. Conforme a melodia Os lagares. Hino de louvor de Davi. 
1.SENHOR, nosso soberano Deus, como é majestoso o teu Nome por toda a terra! Tu cuja glória é cantada acima dos céus!

2.Pela boca das crianças e dos recém-nascidos instruíste os sábios e poderosos, silenciando os inimigos e maldosos, porque são adversários teus.

3.Quando admiro os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali estabeleceste,
4.pergunto: Que é o homem para que com ele te importes? E o filho de Adão para que venhas visitá-lo?

5.Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos e o coroaste de glória e de honra.
6.Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mãos; tudo sujeitaste debaixo dos seus pés:
7.todos os rebanhos e manadas e os animais selvagens também,
8.as aves do céu, os peixes do oceano e tudo o que percorre as correntes marítimas.

A Glória do Criador Manifesta no Pequeno

Já explicando o verso 2 dessa salmo, o termo usado para sábios e poderosos poderiam até ser usado para fortalezas, força ou algo do gênero; mostrando que Deus utiliza das crianças e dos recém-nascidos justamente como arma; como força para destruir justamente os maldosos e perversos, visto que estes são os verdadeiros inimigos de Deus.

Essa escolha que Deus faz se classifica como uma escolha ousada realmente; pois Deus poderia utilizar de homem fortes, adultos e poderosos para destruir seus adversários, mas na linguagem que o salmista Davi usa; Deus faz justamente o contrário, escolher o menor para manifestar sua glória.

Tendo explicado isso, o salmista continua a desenvolver seu raciocínio e começa a nos contar no verso 3 de que; sempre que ele admira os céus e a glória de Deus que é manifesta na criação ele se pergunta; “Que é o homem para que com ele te importes? E o filho de Adão para que venhas visita-lo? (v.4)”.

Davi está a tomar consciência do quanto nós somos pequenos quando comparados a toda criação de Deus; mas que mesmo assim ele é quem nos escolheu para que fossemos a sua imagem e semelhança, tal como descrito nos primeiros capítulos de Gênesis.

Por fim, agora já conseguimos entender do que esse salmo se trata, no seu início e no seu final temos a mesma frase que ressalta que o nome do Senhor é majestoso sobre a terra.

E no corpo do poema temos o salmista Davi a estabelecer um paralelo entre as crianças e recém-nascidos conosco, seres-humanos, a fim de nos mostrar que mesmo sendo pequenos e frágeis; é a nós que Deus escolhe e convida para vivermos em harmonia com ele, assim como já era o plano dele desde o princípio.

O Posicionamento do Salmo 8

Encontramos ainda mais profundidade nesse salmo ao vermos que o seu posicionamento na estrutura do livro também possui valor. Como eu disse no início do artigo, esse salmo pode se classificar como o complemento dessa primeira parte do livro de Salmos.

Dos salmos 3-7 vemos toda a trajetória de Davi e o quanto ele estava sendo perseguido por seus inimigos; nos mostrando que Davi estava na posição de frágil e de pequeno, completamente solitário.

Entretanto, Deus decide o auxiliar e o usar como instrumento para manifestar seu poder, glória, majestade e amor.

Dos salmos 9 ao 14 vemos diferentes autores cantando seus pesares e sofrimentos, também expressando o quanto são como crianças frágeis; mas acima de tudo Deus os amava, os protegia e os usava para manifestar glória.

Jesus Cristo e sua Humildade

Por fim, temos uma forte ligação desse salmo aos dois primeiros salmos do livro, esses que apontam para Jesus; o homem que nasceu pobre e que aparentava ser pequeno diante dos poderosos do seu tempo, mas que era o Filho de Deus.

Que entra em Jerusalém quando ainda criança para discutir com os sábios da época e regressa novamente quando mais velho montado em um jumentinho; mostrando que a maneira com a qual ele iria estabelecer o reino de Deus não seria fisicamente, com poder militar; mas através do seu sacrifício e da sua entrega.

Jesus roga para que sejamos como crianças se queremos realmente entrar no reino de Deus; mostrando que não é em nossa própria força que iremos derrotar os inimigos e elevar o nome de Deus; mas através da maravilhosa graça que é derramada aos seus filhos por meio de Jesus Cristo.

Vamos olhar para o Salmo 8 não a fim de nos gloriarmos; mas com o intuito de bendizer a Deus por seu amor, pois mesmo sendo pequenos e fracos como crianças; Deus ainda nos convida diariamente para nos deixarmos ser tomados por ele para que ele nos use para pregar seu evangelho e exaltar seu nome.

Que o Senhor ilumine seus passos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *