Pular para o conteúdo

A Sabedoria para a Vida

  • por

Um dos livros mais populares da Bíblia Sagrada é o livro de Provérbios, que nos ensina a sabedoria para a vida. Esse que consiste em diversas recomendações dos autores para como se viver uma boa vida. Apesar do seu alto teor teológico, o livro possuí muitas implicações prática, concedendo reais conselhos e direções para o dia-a-dia.

Em um mundo tão pecador, dentro de uma sociedade tão corrupta; nós enquanto cristãos temos o dever de sempre ler, meditar e estudar o livro de Provérbios; na certeza de que as revelações divinas que nele existe podem nos trazer inúmeros benefícios.

Os 4 Personagens de Provérbios

Como toda boa literatura bíblica, o livro de Provérbios também possui muita profundidade literária; sendo assim, temos de forma muita inteligente a figura de 4 personagens que são desenvolvidos por grande parte do livro.

Mais especificamente dos (capítulos 1-9) e que são também usados como tutores, esses que possuem seus conselhos próprios; no qual o leitor deveria julgar qual o mais correto e tomar a decisão. Esses são: O Pai Sábio, A Mulher Sábia, O Homem Tolo e a Mulher Tola.

Apesar de tal nomenclatura acima, também variar durante o livro; o princípio permanece o mesmo, de que no mundo temos diversas forças que nos empurram a caminhos e direções distintas; mas que devemos sempre andar pelo conselho de Deus porque ele é o único que nos levará a vida.

Durante o livro, os diferentes discursos são implementados de forma poética e inteligente a fim de conduzir o leitor; que é referendado como “Meu filho” a tomar uma decisão e escolher um partido, decidir qual conselho ele irá seguir.

O Mal e a Insensatez

Olhando de forma mais ampla e analisando os discursos do “Homem Tolo” e da “Mulher Tola”; percebemos que o livro de Provérbios trabalha muito bem o conceito de maldade; transparecendo ao leitor que a maldade habita no dia-a-dia e na sociedade como um todo.

É muito comum termos no livro o uso de citações populares para expor como pela lábia somos convencidos a fazer o mal; com total eufemismo é comum um menosprezo das penas por cometer o que é moralmente errado aos olhos de Deus; argumentando que Deus não se importa com tais coisas ou que o prazer concedido pela má conduta vale muito mais a pena.

Termos uma boa visualização de como o discursos contrário a Deus é usado; nos auxilia no combate contra as mentiras da sociedade; que ainda hoje em dia é rápida para pregar mentiras com o objetivo de tentar diminuir Deus e sua importância; tanto no cosmos quanto na nossa vida pessoal.

Por vezes, nos vemos cercados dos maus conselhos, por placas que apontam para um caminho que a princípio soa bom; mas que no fim é morte e apenas nos conduzirá ao sofrimento.

O livro de Provérbios trabalha muito o conceito de tentação, nos mostrando o quanto é realmente tentador seguir o conselho dos ímpios. Contudo, ele ainda apresenta um contraste, A Sabedoria, essa que se buscarmos então encontraremos a verdadeira paz e felicidade.

O Bem e a Sabedoria Para a Vida

Quando cercado por más conversações devemos correr atrás da plena Sabedoria que há em Deus, pois somente ela nos trará a resposta.

Além de condenar os pecados, o livro também explica o porquê deles serem pecados e qual a deturpação exata que ocorre na prática em específico. Sendo crucial para mancebos na fé entenderem que o cristianismo é algo muito mais profundo e que vai além de uma simples lista de regras.

A leitura do livro é de suma importância para todo bom cristão, visto que ele nos traz recomendações cruciais para toda a vida, indo desde assuntos sobre família até questões sobre trabalho, amizade e relacionamentos.

Os nossos problemas modernos ainda podem parecer bem distantes dos exemplos usados pelos autores, mas o princípio dos problemas e suas soluções permanecem o mesmo.

Apesar de não falar de todos os temas, o livro fala sobre a importância de buscar a sabedoria, mostrando assim que Deus pode falar conosco e nos revelar sua soberania, amor e graça das mais diversas formas.

Visto que a sabedoria habita também na multidão de conselhos, não significando que todos os conselhos são bons; mas que em meio aos muitos conselhos sempre se achará um bom conselho e com o auxílio do Espírito Santo encontraremos plenitude.

Os autores de Provérbios são perspicazes na defesa de suas teses, pois utilizam não apenas de argumentos defensivos como também atacam diretamente a má filosofia que permeava em seus tempos.

Sendo assim, somos instigados a fazermos o mesmo, nos levantarmos conduzidos pelo Espírito Santo para anunciar a verdade e denunciar a mentira.

Aplicação Prática

Por fim, devemos ter consciência da obra do Espírito Santo e amor a palavra de Deus; pois se tivermos uma vida que é regida pela palavra de Deus e abençoada com a presença do Espírito Santo; podemos ter certeza de que por mais que passemos por más situações; Deus permanecerá conosco e nos trará sua paz, que habitará em nós eternamente.

Que o Mestre em toda sua sabedoria ilumine seus passos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *