Pular para o conteúdo

O Custo de Ser um Discípulo de Jesus

  • por

O custo de ser um discípulo de Jesus, entenda que constantemente nós ouvimos a mensagem do evangelho, somos recordados do sacrifício vicário de Cristo e de sua obra na cruz, e somos convidados diariamente a lhe seguir para vivermos como seus discípulos.

O problema surge então, quando nos damos conta de que ser um discípulo e seguir os passos de Jesus exige um custo, esse custo que consiste em abandonarmos nossa vida e renunciarmos a nós mesmos, tudo a fim de nos achegarmos a Deus novamente.

Por mais que o custo do discipulado seja excluído de nossas vidas muita das vezes, Cristo não foi tardio em anunciar aos seus discípulos de que se eles quisessem o seguir, eles deveriam renunciar e abandonar sua vida para seguir em direção a cruz.

No artigo de hoje, eu me proponho a explanar e refletir juntamente contigo sobre quais são os custos de ser discípulo de Jesus e porque que, mesmo parecendo caro a primeira instância, ainda assim é um custo que vale muito a pena!

Lucas 14: 25-33

25.Milhares de pessoas acompanhavam Jesus; então, dirigindo-se à multidão lhes declarou: 26.“Se alguém deseja seguir-me e ama a seu pai, sua mãe, sua esposa, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até mesmo a sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.

 27.Da mesma forma, todo aquele que não carrega a sua própria cruz e segue após mim não pode ser meu discípulo. 28.Porquanto, qual de vós, desejando construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o custo do empreendimento, e avalia se tem os recursos necessários para edificá-la?

 29.Para não acontecer que, havendo providenciado os alicerces, mas não podendo concluir a obra, todas as pessoas que a contemplarem inacabada zombem dele, 30.proclamando: ‘Este homem começou grande construção, mas não foi capaz de terminá-la!’ 31.Ou ainda, qual é o rei que, pretendendo partir para guerrear contra outro rei, não se assenta primeiro para analisar se com dez mil soldados poderá vencer aquele que vem enfrentá-lo com vinte mil?

 32.Se chegar à conclusão de que não poderá vencer, enviará uma delegação, estando o inimigo ainda longe, e solicitará suas condições de paz. 33.Assim, portanto, todo aquele dentre vós que não renunciar a tudo quanto de mais estimado possui não pode ser meu discípulo. (Lucas 14: 25-33 KJA)

A Importância do Amor a Deus

O texto bíblico nos diz que Jesus estava caminhando e milhares de pessoas o seguiam. O mestre sabia de forma bem clara que muitos dos que estavam ali o seguia apenas pelos milagres e maravilhas que ele realizava.

Portanto, ele decide confrontar aquela multidão mostrando que toda aquele que quer o seguir precisa o amar, mais do que qualquer coisa.

Dentro de nossa cultura que exalta o amor disperso e que se perde no próprio conceito, a fala de Jesus se encaixa como uma luva no que diz ser contra cultural:

 “Se alguém deseja seguir-me e ama a seu pai, sua mãe, sua esposa, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até mesmo a sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo." (Lucas 14: 26)

Cristo exalta que eles deveriam o seguir por amor e não pelos bens que poderiam receber daquilo. Além disso, ele também ressalta que o amor a pessoa dele deveria estar sobre qualquer outro, visto que ele é o próprio Deus encarnado.

Muita das vezes, em nossos tempos modernos, nós nos esquecemos do primeiro mandamento que Jesus nos dá; o de amar a Deus acima de todas as coisas.

Nos tornando idólatras e mentirosos, visto que não reconhecemos a bondade de Deus e não demonstramos o nosso amor a ele.

A Importância de Carregar a Cruz

Por diversas vezes nós lemos a passagem em que Jesus diz para carregarmos nossa cruz; e fazemos uma associação rápida de que a cruz são os nossos problemas do dia a dia.

Contudo, entender “carregar a cruz” dessa forma é agir de forma reducionista, ignorante que o texto é traz ainda mais riquezas consigo.

Após ter falado de amor, Jesus é perspicaz ao falar sobre cruz; visto que para aquelas pessoas a cruz não possuía nenhum significado espiritual ou religioso; para aquele povo, a cruz era uma pena de morte.

Tal afirmação de Jesus pode até soar como dura, porque ela realmente é; contudo, o real objetivo de Cristo era mostrar para aquele povo que eles deviam amar Jesus de tal maneira; que eles dariam sua vida em forma de amor.

Hoje em dia infelizmente, temos uma geração que pode até cantar e dizer que ama a Jesus e ao evangelho. Entretanto, ela jamais poderá seguir a Cristo se não estiver disposta a morrer por ele.

A Importância da Consciência

Logo após disso, Cristo usa duas breves parábolas para mostrar ao povo que antes mesmo deles o seguirem; eles deveriam ter total consciência e total clareza do que estava acontecendo.

Jesus estava mostrando que não podemos entrar no evangelho apenas por metade, mas que devemos nos entregar por inteiro a causa, amando a Deus de todo o coração, mais do que a si mesmo.

Muitos de nós estamos dentro da Igreja, mas ainda não entendemos o evangelho de verdade. Podemos até estar seguindo a Cristo, mas ele nos deixa claro de que se não tivermos consciência da importância do amor a Deus e da importância de carregarmos nossa cruz, não somos seus discípulos.

Conclusão

Cristo convida todos a participar de seu Reino de Luz. Entretanto, ele deixa claro que ser seu seguidor exige custos e renúncias.

Todavia, nós continuamos a amar a Deus e a entregar a nossa vida por ele, porque temos plena certeza de que no fim de tudo valerá a pena, visto que o próprio Jesus Cristo é quem nos garante o final e a vitória sobre o mundo.

Que o Senhor Jesus ilumine seus passos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *