Em Daniel capítulo 3, lemos sobre a fornalha de fogo ardente, vemos o quanto os servos de Deus podem ser provados, mas vemos também o quão grande é o nosso Deus; o Rei Nabucodonosor faz uma imagem de escultura; e decreta que todos tinham que se prostrar diante daquela imagem.
O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, cuja altura era de sessenta côvados, e a sua largura de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de babilônia.
Então o rei Nabucodonosor mandou reunir os príncipes, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os capitães, e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado.
Então se reuniram os príncipes, os prefeitos e governadores, os capitães, os juízes, os tesoureiros, os conselheiros, e todos os oficiais das províncias, à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado; e estavam em pé diante da imagem que Nabucodonosor tinha levantado.
E o arauto apregoava em alta voz: Ordena-se a vós, ó povos, nações e línguas:
Quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado.
E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente. (Daniel 3. 1-6)
Livramento na Fornalha de Fogo Ardente
Em Daniel capítulo 3, vemos o quanto os servos de Deus podem ser provados, mas vemos também o quão grande é o nosso Deus; o Rei Nabucodonosor faz uma imagem de escultura; e decreta que todos tinham que se prostrar diante daquela imagem.
Mas os servos fiéis Sadraque, Mesaque e Abede-nego, se recusaram a se curvar diante da estátua; pois sabiam que aquilo era abominável ao Senhor, quando Nabucodonosor viu que eles não obedeceram suas ordens; mandou que acendessem a fornalha sete vezes mais.
E lançassem os tês jovens Hebreus na fornalha de fogo ardente, mas quando lemos as escrituras, vemos que aqueles jovens, não se intimidaram, não tiveram medo, a fé que eles tinham no Senhor, era maior do que qualquer fornalha de fogo ardente.
O Rei Nabucodonosor então perguntou: “’Não foram três homens amarrados que nós atiramos no fogo?’ Eles responderam: ‘Sim, ó rei’. E o rei exclamou: ‘Olhem! Estou vendo quatro homens, desamarrados e ilesos, andando pelo fogo, e o quarto se parece com um filho dos deuses (Daniel 3:24,25).
A confiança daqueles jovens resultou em um grande livramento!
O glórias, que livramento Deus realizou na vida daqueles jovens, o Quarto Homem era o Senhor, que entrou na fornalha de fogo ardente, para que Sadraque, Mesaque e Abede-nego não morressem.
Contando assim parece uma história qualquer, mais é uma história real, que nos faz ver o quanto é maravilhoso, sermos fiéis ao nosso Deus, obedientes aos seus mandamentos.
Deus realmente é maravilhoso livrou os jovens da fornalha ardente, e todos tiveram que reconhecer a grandeza do nosso Deus, inclusive o Rei Nabucodonosor.
Nos dias de hoje, quantas fornalhas ardentes enfrentamos, situações de perseguição, lutas diárias, algumas situações difíceis que parecem não ter fim; mas quando diante de tudo isso, nos mantemos fiéis, obedientes, Deus vem com o escape, com o livramento.
Deus podia ter livrado os três Hebreus antes de entrarem na fornalha, mas Deus livra dentro da fornalha, pois era uma forma de ver a fidelidade daqueles jovens.
Deus Livra Os Seus Filhos
Já parou para pensar quantas provações você tem enfrentado? Muitas vezes você diz: eu não poderia passar por isso, eu não mereço enfrentar essa fornalha.
Mas quero te dizer que tem coisas que Deus permite, para nos moldar, nos fortalecer, mostrar que verdadeiramente Ele está no controle de tudo.
Até de uma fornalha de fogo ardente, Deus está no controle, pense comigo o testemunho de Sadraque, Mesaque e Abede-nego depois da fornalha, testemunho de alguém que viu o poder de Deus.
É realmente maravilhoso saber que podemos enfrentar qualquer situação que for, enfermidade, desemprego, família destruída, qualquer situação mesmo; se formos fiéis ao Senhor; nosso Deus vem com o escape, com a solução, com a restauração.
Por isso vamos confiar somente no Senhor nosso Deus e não vamos nos prostrar diante das adversidades que vem ao nosso encontro.
Pois com certeza o Quarto Homem da Fornalha, estará conosco para nos dar VITÓRIA!