Pular para o conteúdo

Jesus e uma vida de Oração

  • por

Jesus e uma vida de oração. O livro de Marcos é um dos relatos sobre a vida de Jesus mais concisos que tem. Sendo mais direto ao ponto se comparado com os outros evangelhos sinóticos.

Contudo, o fato dele ser mais direto ao ponto também nos revela lindas verdades sobre Cristo, inclusive detalhes do seu dia a dia que são valiosos para nós hoje e que devemos nos atentar.

Logo no primeiro capítulo do seu livro, Marcos fala brevemente sobre Jesus Cristo se retirando para orar sozinho em um lugar deserto. Tal informação logo no início do seu livro nos revela uma prática de Jesus que continuaria a ser feita durante toda a sua vida aqui na Terra, a oração.

No artigo de hoje vamos olhar e refletir sobre esse texto, discutindo a importância de se ter uma vida de oração perante Deus, segundo o exemplo de Jesus Cristo.

"De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando.
Simão e seus companheiros foram procurá-lo
e, ao encontrá-lo, disseram: "Todos estão te procurando! "
Jesus respondeu: "Vamos para outro lugar, para os povoados vizinhos, para que também lá eu pregue. Foi para isso que eu vim".
Então ele percorreu toda a Galiléia, pregando nas sinagogas e expulsando os demônios." (Marcos 1:35-39)

Jesus retira-se para orar

Podemos começar a pensar sobre esse texto analisando como se dava a vida de oração de Jesus. Naquele tempo, era comum que as pessoas orassem, Jesus não estava inovando nisso. Porém, a maneira com a qual as orações eram feitas tinha como objetivo se aparecer e não desenvolver um relacionamento com Deus.

Observe que o normal seria orar durante o dia e em lugares públicos, a fim de que os outros vessem e ouvissem a oração. Jesus contraria isso mostrando que a oração não necessita ser apenas pública, visto que muita das vezes era realizada a fim de engrandecer o próprio ego.

Cristo mostra que orar em secreto tem muito valor, pois desenvolver um relacionamento com Deus não depende da aprovação dos outros, a disciplina da oração deve ser feita em um espírito de humildade, não de soberba.

Os apóstolos quando o encontram no versículo 37 chegam a dize-lo: “Todos estão te procurando”. Mostrando que não era comum reservar tempo para orar em particular assim como Jesus estava fazendo. Ele estava a ensina-los pelo exemplo a forma com a qual deveriam construir suas vidas de oração dali em diante.

Oração com Propósito

Outra verdade poderosa que extraímos do texto é que Jesus não estava se propondo a orar apenas por orar, como muitos da época faziam. A oração para Jesus tinha muita importância e era crucial para o cumprimento de sua missão.

Jesus afirma no versículo 38: “Vamos para outro lugar, para os povoados vizinhos, para que também lá eu pregue. Foi para isso que eu vim”. Ele estava a declarar que servir era sua missão. O fato do autor correlacionar ambos os assuntos aponta para essa verdade.

Observe que Jesus não vivia apenas por viver, mas Ele possuía um propósito muito claro aqui na Terra. E esse propósito não era ignorado, antes era tratado com importância e tinha toda uma vida de oração por trás.

Missão e a Oração

O evangelista Marcos finaliza no versículo 39 dizendo que Jesus percorreu toda a Galileia pregando nas sinagogas e expulsando os demônios. Correlacionando que a missão obteve sucesso graças a uma vida de oração constante.

Jesus orar nas escrituras não se limita a esse texto, mas é uma prática que se repete em outros diversos momentos, durante toda a sua vida. Missão e oração andam juntas.

O Cristão e a Vida de Oração

Jesus começa e vive sua vida aqui na Terra em oração principalmente para nos deixar o exemplo, de que devemos orar sempre.

Dentre as falhas que cometemos na oração podemos citar aquela oração sem profundidade, apenas para se aparecer. Jesus repreende isso quando, por seu próprio exemplo, nos mostra uma oração feita de forma particular e em secreto. O cristão necessita construir seu estilo de vida baseado em viver em oração.

E não aquela oração vazia, mas semelhante a como Cristo orava, fazer uma oração com propósito, atrelando-a a própria missão da Igreja e o sacerdócio pessoal. Deus quer se relacionar conosco e nos impulsionar a sermos missionários de excelência, e é somente através da vida de oração que obtemos sucesso nessa empreitada.

Assim como Cristo, nós cristãos precisamos ter uma vida de oração constante e profunda. Pois no momento em que nos rendemos a Deus em oração, Ele realiza maravilhas em nós e através de nós.

Que Deus em Cristo ilumine os nosso passos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *