Pular para o conteúdo

Perseguidos, Mas Encorajados!

  • por

Perseguidos mas encorajados. O objetivo sagrado de todo cristão é anunciar o evangelho de Jesus. Nós seremos perseguidos pelo mundo por sermos cristãos. Uma vez que somos de Deus e anunciamos a verdade Dele, o mundo se opõe contra nós, nos perseguindo e nos maltratando.

Na Igreja primitiva já era assim. A bíblia nos relata que Pedro e João, após curarem um homem aleijado, que há anos sofria e vivia no pórtico de Salomão pedindo esmolas, são levados ao Sinédrio e acusados de estarem cometendo algo de errado. Sendo nesse caso, que eles estavam apenas abençoando a vida daquele homem e não lhe causando nenhum mal.

No artigo de hoje, iremos tomar o exemplo de Pedro e João para nossas vidas e vamos refletir sobre a importância de anunciar o evangelho suportando as perseguições do mundo.

Acusados Falsamente

Esse relato que citei acima se encontra em Atos 3 e Atos 4. Nele, os apóstolos são acusados falsamente de estarem fazendo algo errado.

O relato do texto é muito direto, aqueles homens estavam indo ao Templo até que viram esse homem e o decidem cura-lo em Nome de Jesus. Após isso, Pedro começa a pregar para as pessoas que viram o milagre e nesse momento chega os líderes religiosos para os prender e os levar ao Sinédrio.

O medo daqueles homens era de que Pedro e João continuassem a pregar que Cristo ressuscitou dentre os mortos, temiam que essa notícia se espalhasse e as pessoas começassem a seguir Jesus, abandonando toda a religiosidade tóxicas com a qual eles oprimiam o povo.

A história se torna ainda mais bela porque Pedro e João não se acovardam diante daqueles homens. Entretanto, eles fazem questão de reiterar a sua pregação e anunciar que era em Nome de Jesus Cristo que eles realizavam tais milagres.

O Cristão Sofrerá Perseguição

Todo esse caso era apenas o início de uma perseguição contra os cristãos que se intensificou durante alguns períodos e ainda é presente em certos países contemporâneos a nós.

Entretanto, os Apóstolos e os Cristão da Igreja primitiva por exemplo, não temiam as perseguições. Eles faziam questão de continuar pregando por mais sofrido que fosse, não temendo aos homens da Terra.

Muitos de nós chegamos ao evangelho e esquecemos que ser Cristão é anunciar o Reino e anunciar o Reino é ser perseguido. Somos facilmente abalados pelas situações más que nos ocorrem e não buscamos em Deus resiliência para suportar os perigos do mundo.

Nós devemos passar por perseguições porque isso nos mostra que estamos no caminho certo. Até porque, a bíblia nos revela que ser amigos de Deus automaticamente nos torna inimigos do mundo.

Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. (Tiago 4:4)

Assim como, o próprio Cristo no evangelho de Mateus também nos afirma que é feliz aquele que sofre perseguições por amor a justiça.

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.
"Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.
Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês". (Mateus 5:10-12)

Viver uma vida de fé que teme as perseguições é contraditório e impede com que a nossa vida missionária seja intensa e verdadeira. Devemos tomar por exemplo Pedro e João, que abençoaram a vida daquele homem, anunciaram o reino de Deus e não temeram quando a perseguição sobreveio sobre eles, mas continuaram a pregar o evangelho com ainda mais ousadia.

A Nossa Força está em Deus

O Sinédrio decidiu libertar os apóstolos e os autorizar para que voltassem a suas casas. Obviamente, estavam sob a condição de não anunciar mais aquele notícia ou citar o nome de Jesus.

Contudo, aqueles homens estavam tão certo do que criam que eles fizeram justamente o oposto. Eles se reúnem com a Igreja novamente e junto a ela erguem uma oração pedindo ainda mais força para anunciar Cristo ao mundo.

Ouvindo isso, levantaram juntos a voz a Deus, dizendo: "Ó Soberano, tu fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há!
Tu falaste pelo Espírito Santo por boca do teu servo, nosso pai Davi: ‘Por que se enfurecem as nações, e os povos conspiram em vão?
Os reis da terra se levantam, e os governantes se reúnem contra o Senhor e contra o seu Ungido’.

De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste.
Fizeram o que o teu poder e a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse.
Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente.
Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus".
Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus. (Atos 4:24-31)

Observe que eles pedem para que mesmo sob ameaças, Deus continuassem a os encher de coragem e ousadia para anunciar o evangelho. Após uma oração tão poderosa dessa o resultado não poderia ser diferente. No mesmo instante, Deus os enche do Espírito Santo e eles continuam a pregar o evangelho com ainda mais ousadia.

A nossa postura diante das perseguições deve ser a mesma: orar e buscar em Deus as forças necessárias para continuar anunciando Cristo sem medo. Por mais duras as palavras e as acusações sejam, a certeza do crente é que Deus é a sua força e fortaleza para o proteger.

Que Deus nos mova a vivermos uma vida que glorifique e anuncie o evangelho Dele ao mundo. Oremos para que a sua palavra seja viva em nossos corações e que seu Espírito Santo nos capacite a libertar os cativos e curar os enfermos em Nome do nosso Senhor Jesus Cristo.

Comente e Compartilhe essa mensagem, abençoando outras vidas com a palavra de Deus!

Que Deus em Cristo ilumine os seus passos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *