Pular para o conteúdo

Jesus é o Salvador do Mundo

  • por

É fato de que Jesus é o salvador do mundo e todos nós cristãos somos certos disso. Porém, temos dois erros que cometemos na vida de fé que é o de restringir a salvação de Jesus e o de negligenciar a experiência do relacionamento com Cristo.

Mas em João 4 temos o encontro de Jesus Cristo com a Samaritana, que pertencia a um povo inimigo de Israel e que ela, por estar em pecado, jamais conseguiria se conectar com o Messias.

Porém dos versículos 39 ao 42 desse mesmo capítulo, vemos Jesus mudando completamente todo esse contexto, mostrando que a forma de atuação do evangelho é disruptiva.

João 4: 39-42

Muitos samaritanos daquela cidade creram nele por causa do seguinte testemunho dado pela mulher: "Ele me disse tudo o que tenho feito".
Assim, quando se aproximaram dele, os samaritanos insistiram em que ficasse com eles, e ele ficou dois dias.
E por causa da sua palavra, muitos outros creram.
E disseram à mulher: "Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo". (João 4:39-42)

O Preconceito com o Povo Samaritano

Dentro do contexto da história é importante sabermos que o povo e Israel possuía um enorme preconceito contra o povo samaritano. Pois entre ambos havia uma disputa para definir algumas questões como onde se deveria oferecer o sacrífico e demais práticas culturais e religiosas.

Por isso diante desse conflito, é inimaginável para um israelita pensar no Messias prometido se relacionando com um povo pecaminoso como o povo samaritano. Porém Jesus, ao conversar com a samaritana no poço, como narrado no início do capítulo 4 do evangelho de João, se revela a ela e a convida para o arrependimento, ministrando graça sobre a sua vida.

Jesus apresenta um evangelho diferente do esperado, um que não se importa com a origem ou nacionalidade. Mas um evangelho que anuncia um Cristo disposto a conceder graça para todos aqueles que querem o conhecer.

“Agora Conhecemos o Salvador do Mundo”

Como o texto afirma, o contato dos samaritanos com Jesus foi extremamente impactante. Isso porquê, eles se aproximaram de Jesus verdadeiramente, dispostos a ouvi-lo. A experiência deles nos mostra que o evangelho é muito mais do que meramente ouvir, a vida de fé exige relacionamento.

No entanto Jesus está mostrando que o único requisito é desejarmos viver em relacionamento com Ele. Não adianta nos contentarmos apenas em ouvir sobre Cristo, precisamos viver Ele.

Aquele povo, antes rejeitado, abriu mão de todos os preconceitos e se aproximou de Jesus, com disposição para ouvir sua voz. Se procedermos de semelhante maneira, desfrutaremos das mais altas bençãos que os céus têm para nós.

“Cristo é o salvador do mundo” que essa verdade esteja firmada em nossos corações e que possamos estar prontos a anuncia-la as nações, convocando-as para uma vida de relacionamento.

Que Deus em Cristo nos encoraje a pregarmos o seu evangelho de relacionamento cada vez mais e mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *