Sendo fiel aos valores de Deus. O mundo é um ambiente de pecado e depravação moral e espiritual. Nele todos seguem um padrão de abandonar a Deus e seus valores pessoais. Todavia o chamado do cristão é para ser diferente, sendo fiel aos valores que Deus nos concede.
A bíblia nos relata que Israel é invadida por Nabucodonosor, imperador da Babilônia. Ele faz questão de levar consigo muitos jovens cativos, em especiais, os mais inteligentes e os da nobreza. Entre eles estava os amigos: Daniel, Hananias, Misael e Azarias.
Lá eles são chamados para abandonarem completamente suas antigas tradições e se tornarem jovens babilônicos, assim como todos os outros. Porém eles se recusam a serem iguais ao mundo e abandonarem a Deus.
No artigo de hoje vamos refletir sobre a beleza de não se curvar ao padrão do mundo. Seguindo o exemplo desses jovens entenderemos benefícios de sermos fiéis a Deus em todo tempo.
Permanecendo Fiel na Babilônia
O maior desafio que aqueles jovens podiam enfrentar estava ali, diante deles, de modo que deveriam abrir mão de suas tradições e valores para se submeter ao padrão da Babilônia.
O primeiro desafio deles ocorre logo no capítulo 1 do livro do profeta Daniel. Ele e seus amigos são conduzidos a comer refeições servidas pelo Rei, mas, que em sua maioria, não iam de acordo com o padrão alimentar que eles aprenderam em Israel.
Dentro da Babilônia havia uma pressão imensa para abandonarem ao Senhor, visto que ao se curvarem ao Império Babilônico eles teriam muitas chances e oportunidades naquela terra de viverem relativamente bem. Aqueles jovens possuíam acesso aos mais terríveis pecados de maneira livre e sem julgamentos, havendo então um ambiente propício para se tornar mais um babilônico naquela cidade.
Todavia, Deus os direciona e os abençoa para não seguirem o padrão babilônico, tendo como o primeiro teste o convite a comerem das refeições do Rei, de modo que eles se negam e, posteriormente, estão ainda mais bonitos e jovens do que os outros rapazes que se renderam àquelas refeições.
Deus os fazem prosperar mesmo em terra estranha, mas tudo porque foram fiéis aos seus valores e não abandonaram a fé por nada.
Permanecendo Fiel no Mundo
A Igreja, assim como aqueles jovens, têm o chamado de ir para fora, ao mundo, para pregar o evangelho aos povos. O desafio se dá que ela necessita permanecer fiel aos seus valores e não se deixar seduzir pelo padrão que o mundo impõe.
A babilônia espiritual, que é o mundo, nos convida para si todos os dias. Lá fora receberemos muitos pratos do Diabo para tentar nos afastar de Deus e abandonar os valores que aprendemos com Ele. No mundo temos o ambiente propício para uma vida longe do Senhor, que promove o pecado, a destruição e a falência moral.
Entretanto, nós como Igreja devemos tomar partido, assim como aqueles jovens o fizeram, e se submeter a Deus de todo o coração e alma. Não podemos ter em nós um coração infiel ao Senhor, que o abandona por qualquer tentação, mas devemos construir com Deus um relacionamento forte, de modo que nada poderá nos separar Dele.
Permaneça firme em Cristo até o fim, pois aos que são fiéis a Ele, o próprio Deus os fazem prosperar, mesmo em terra estranha.
Que Deus em Cristo te abençoe hoje e te dê graça para suportar as tentações do mundo e permanecer fiel ao Senhor a todo momento.
Que Deus em Cristo ilumine os seus passos!
Compartilhe essa mensagem com outras pessoas e nos ajuda a continuar espalhando a palavra de Deus!