Pular para o conteúdo

Deus é Nossa Proteção

  • por

Deus é nossa proteção. Um dos temas que mais negligenciamos enquanto cristãos é o mundo espiritual. São muitas as vezes em que vivemos as nossas vidas normalmente e nos esquecemos que Satanás a todo instante tenta investir contra a sua Igreja.

O seu objetivo muita das vezes é nos abater na fé, confundir a nossa mente e também nos fazer pecar. Não apenas Satanás, mas também o mundo e a carne têm um papel vital em tentar nos afastar de Deus.

Todavia, quando olhamos para a palavra de Deus observamos que Deus é presente e se dispõe a nos proteger e nos guardar das investidas contra nós, basta que o busquemos.

No artigo de hoje vamos refletir sobre como Deus é misericordioso e pronto a proteger seus filhos de toda investida do mal.

Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.
Por isso não temeremos, embora a terra trema e os montes afundem no coração do mar,
embora estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria (Salmos 46:1-3)

Protegidos das Influências do Mundo

A primeira influência externa que pode nos afetar e devemos pedir proteção a Deus são as influência do mundo e dos homens.

A bíblia nos afirma que o mundo é jaz do maligno, ou seja, toda a Terra está desviada da palavra de Deus, corrompida pelo pecado. Se observarmos claramente veremos que toda a maldade que existe no mundo é fruto do pecado.

Sendo assim, pelo fato da Igreja não compactuar com o pecado, o mundo a hostiliza e busca de inúmeras maneiras a perseguir ou a influenciar. Muitos são os relatos de padrões do mundo, que ofendem a Deus que estão entrando em nossas Igrejas.

Portanto, devemos agir com fé e pedir para que Deus nos proteja das más influências do mundo e nos conduza aos seus caminhos somente. Quando estamos protegidos nEle, com nossos valores e identidade bem definidos, por mais que o mundo tente ele jamais conseguirá nos atacar.

Dessa forma, devemos orar com fé e pedir para que o Senhor nos esconda dele e nos proteja das influências e opiniões do mundo.

Protegidos das Influências da Carne

Assim como nos protegemos de influências externas, como o mundo, temos que nos proteger das influências e ameaças internas que nossa carne promove contra nós.

Assim como o mundo, a nossa carne não deseja a Deus e fará de tudo para nos afastar da presença Dele. Apesar de nossa alma sentir falta do criador, a nossa carne luta contra o espírito para nos guiar ao pecado e àquilo que ofende ao Senhor.

Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. (Gálatas 5:17)

Paulo em Gálatas descreve claramente os perigos de ceder lugar a carne, visto que ela é contrária ao espírito.

A maneira de nos protegermos dela se dá, principalmente, fugindo da aparência do mal e orando para que Deus nos proteja das tentações da carne, que nos conduzem aos pecados de inveja, orgulho, avareza e luxúria, por exemplo. Se ao invés de alimentarmos nossa carne alimentarmos o nosso espírito, então nos tornaremos pessoas mais tementes ao Senhor e encontraremos graça de Deus.

Protegidos das Forças das Trevas

Por fim, devemos nos lembrar que o mais perigoso para nós de maneira geral são as forças das trevas que trabalham ativamente para nos afastar da presença de Deus, seja tentando a nossa carne ou atuando no mundo caído. Ambas as influências que comentei acima são frutos das forças das trevas que atua por trás delas contra nós.

Muitos até pensam que Satanás e seus demônios atuam no mundo de maneira explícita e fácil de ser percebida. Todavia, na maioria das vezes ele está operando de maneira silenciosa e aos poucos vai nos matando na fé, seja pelo pecado ou pela confusão que o mundo gera em nós.

Para vencer as trevas no entanto, não basta fugirmos dela, mas devemos resisti-la e avançar contra elas na força do poder de Deus. O Senhor Deus convoca a sua Igreja por sua palavra para se unir a Ele e sair de encontro com satanás, ofuscando os planos de Satanás na certeza que Ele está nos protegendo de todo mal.

Jamais se esqueça do Deus poderoso que você tem que é muito maior que qualquer mal que venha sobre você, por isso o processo de se submeter a Deus e confiar Nele é tão importante, porque por meio Dele obtemos vitória contra o diabo.

Conclusão

O que nós podemos concluir dessa reflexão é que Deus é poderoso e está disposto a nos proteger de todas as influências negativas que buscam nos afastar Dele, seja o mundo, a carne ou a própria força das trevas.

Se nós utilizarmos das estratégias corretas elencadas acima e buscarmos uma vida de intimidade verdadeira com Deus, poderemos viver o que o salmista cantou, pode o mundo se acabar mas nós ainda estaremos firmes no Senhor que é a nossa proteção.

Que Deus em Cristo ilumine os seus passos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *