Deus quer ouvir orações sinceras. O maior erro que um cristão pode cometer é não ser sincero em suas orações. Por mais que nos julguemos como abertos com Deus, às vezes somos muito superficiais com Ele e não nos abrimos verdadeiramente com o nosso Senhor.
No artigo de hoje, eu gostaria de ressaltar brevemente a importância de desenvolver uma oração honesta com Deus. Nós iremos ir para a Bíblia e veremos o quanto Deus deseja que sejamos sinceros com Ele.
As Orações de Jó
Um livro legal de pensarmos a respeito desse tema é o livro de Jó, na qual, em grande parte do livro, observamos pensamentos e ideias feitas a respeito de Deus por Jó e seus amigos. Tais pensamentos acabam se convertendo em orações no caso de Jó, momentos em que ele irá indaga-lo a cerca do que está acontecendo em sua vida.
É importante entender que as orações que Jó faz, em grande parte, não estão corretas e apenas expressam uma falta de maturidade por parte dele. Apesar de nós entendermos que ele está em um momento de raiva e por isso está se precipitando em sua fala, nós podemos nos perguntar o porquê de tais orações estarem registradas na Bíblia.
Entenda que Deus facilmente poderia cortar da sua palavra certas orações que Jó realiza e diz mentiras a respeito Dele. Contudo o Senhor as conserva justamente para nos mostrar que Ele entende e ouve todas as nossas orações, inclusive as que fazemos de maneira equivocada. Jó é abençoado e recebe graça e resposta de Deus porque, apesar de estar orando errado, ele ainda estava orando.
Orando com o Coração Aberto
Diferentes de Jó, temos a tendência de, em momentos de tristeza ou angústia, nos afastarmos da presença de Deus e nos negarmos a orar. Outro caso também quando pecamos e sentimos que deveríamos ir para o caminho da oração.
Entretanto, o que vemos no exemplo de Jó é totalmente o oposto, mesmo quando o coração estiver aflito, os passos da oração ainda são melhores. Não importa o seu estado de espírito no momento, basta somente buscar a Deus e ser sincero com Ele em relação ao que se sente, pois o Pai entende o nosso sofrimento.
Deus nos ama não porque somos bons, Deus nos ama porque Ele é um Deus de amor. Quando corremos para a oração, mesmo havendo pecado contra o Senhor, automaticamente somos alcançados pela graça de Deus por intermédio de Jesus Cristo.
Não abra o seu coração para os seus colegas ou para a Internet, onde podem surgir inúmeros maus aconselhamentos, mas abra o seu coração a Deus sem filtro e sem superficialidade, conversando de maneira profunda sobre os assuntos que lhe incomodam para então conseguir experimentar a graça do Senhor acalmando o seu coração.
Que Deus em Cristo lhe guie a orações mais sinceras de hoje em diante e lhe conserve nessa jornada.
Que Deus em Cristo ilumine os seus passos!