Prosperando em terra estranha. Muitos textos na bíblia possui um padrão em relação aos Filhos de Deus: o Senhor os abençoa e os fazem prosperar mesmo em terra estranha.
Como exemplos podemos elencar casos como: Os Patriarcas, José no Egito e Daniel na Babilônia, casos em que foram abençoados mesmo em terra estranha.
Estar em uma terra estranha diz a respeito da incerteza diante do futuro que gera tensão e medo do que pode vir. Nesse contexto de caos porém, Deus se revela aos seus filhos e mostra que o seu poder transcende as limitações humanas e as incertezas terrenas.
No artigo de hoje vamos entender porquê Deus prospera seus filhos em terra estranha e como isso pode se tornar uma verdade para nossas vidas.
Vivendo em Incertezas
Como eu já disse anteriormente, nos exemplos que eu dei na introdução pode se observar o padrão de que em todos os casos estar na terra desconhecida era um sinal de incerteza para aqueles homens de Deus.
Certos ambientes são naturalmente favoráveis para o sucesso e o bem-estar. No caso de José e Daniel, por exemplo, estar na casa do Pai e estar em Jerusalém, respectivamente, eram ambientes de conforto e sossego, propícios para se viver bem e prosperar na vida. Quando esses jovens são tirados de sua terra, o que lhes sobrevinha era um período de medo e insegurança em relação ao futuro.
Diante de tamanha insegurança, o normal é que o passo inicial seja recuar e querer fugir do desafio imposto. Todavia, Deus os capacitou com fé e os fizeram avançar para enfrentar aquela situação, por mais difícil que fosse, ao invés de simplesmente se lamentar e fugir.
O Poder de Deus sobre as Circunstâncias
Quando eles partem de suas terras natais com fé, Deus decide demonstrar compaixão e misericórdia e os fazem prosperar mesmo em terra desconhecida. No texto de Daniel, por exemplo, o livro é enfático em mostrar que com o passar do tempo, graças ao espírito de excelência que havia em Daniel, ele prosperava cada vez mais.
Entenda que Deus os abençoa em graça não de maneira desordenada ou como uma obrigação para Ele. Contudo, Ele está nos ensinando que o seu poder está acima de todas as circunstâncias, nos guiando para acreditarmos Nele, mesmo quando tudo parecer perdido.
Confiando em Deus no Desconhecido
Em nossas vidas, nós somos postos diante do desconhecido em inúmeros momentos e tememos o que será de nós. Quando somos tirados de nossa zona de conforto, perdemos a confiança de que Deus está conosco.
Todavia, a bíblia nos convida a confiarmos em Deus mesmo diante do desconhecido, quando tirados de nossas zonas de conforto. Desse modo, desenvolveremos em nós uma fé intensa que busca confiar em Deus mesmo com todo o resto dizendo o contrário.
Ao tomar tal atitude estamos nos submetendo a Deus e confiando que independentemente do que houver o Senhor estabelecerá sua boa vontade mediante a força do seu poder.
Em certos momentos Deus irá nos provar por um longo período de tempo. Em outros, Deus irá nos proteger e nos abençoar logo de cara. Entretanto, não importando a sua decisão, o nosso coração estará descansando Nele, crendo que Ele ainda continua no controle de tudo e zelando pela vida dos seus filhos.
Que diante de uma terra estranha, do desconhecido, você possa pedir a Deus fé para confiar Nele assim como fizeram José e Daniel. Pois assim como eles tiveram fé e Deus mostrou seu poder mesmo na incerteza, o Senhor agirá de semelhante forma na sua vida segundo a sua boa e perfeita vontade.
Que Deus em Cristo ilumine os seus passos!